terça-feira, fevereiro 28, 2012

Motores DC: Controle com Transistor Bipolar

Vamos começar vendo o controle simples de um motor (do tipo liga/desliga) usando um transistor bipolar como chave.


Colecionei alguns motores para as minhas experiências, adotando como condição o funcionamento a 5V (para simplificar as minhas montagens).



O motor azul acima é um dos meus servos de parabólica que eu consegui queimar o circuito de controle. Retirando este circuito e desgastando a trava em uma engrenagem que limitava a movimentação, fiquei com um motor DC com um bom redutor de velocidade, o que facilita observar a operação.

Como preparativo, fiz um levantamento da corrente "puxada" pelos motores em regime (durante a ligada ocorre um pulso de pelo menos 2 a 3 vezes esta corrente). Os valores medidos, na ordem da foto acima, foram de 30, 60 e 40 mA.

O circuito de controle não tem grandes segredos. Utilizei o popular 2N2222, mas qualquer transistor NPN que suporte a tensão e corrente do motor poderia ser usado. O resistor de 1K na base deve ser escolhido para garantir que o transistor esteja saturado quando o sinal de controle estiver em nível alto. O diodo de flyback é o 1N5817 (um diodo Schottky).


Na montagem na breadboard usei uma chave para colocar o sinal de controle em nível alto ou baixo. O vídeo abaixo mostra o circuito em funcionamento:



Nenhum comentário: