domingo, fevereiro 12, 2012

Jogo do Mês: Broken Sword II - The Smoking Mirror

"The Smoking Mirror" é o segundo jogo da série Broken Sword e está disponível no GOG.com.  É uma "aventura gráfica" do tipo "point-and-click".

Nosso herói encontra uma estrela de cinema no Caribe.


Embora eu tenha comprado este jogo dois anos atrás, somente agora tive tempo e disposição para jogá-lo. Neste meio tempo o GOG acrescentou à versão original a recém lançada versão "remasterizada", que foi a que joguei (até onde sei os jogos são idênticos, apenas a qualidade dos gráficos e sons foi melhorada).

A qualidade gráfica é boa na maior parte do tempo, mas um pouco inconsistente. Algumas imagens acabam sendo ligeiramente grotescas. A música e os efeitos sonoros criam um ambiente bem apropriado ao jogo. As vozes são boas, mas achei os sotaques suaves de mais. A interface com o operador é muito boa. Somente em uma ocasião eu deixei de achar um "hotspot" na tela.

A trama é razoável e vai se desenrolando ao longo do jogo. Nem sempre está totalmente claro qual o seu objetivo imediato; um botão de ajuda na tela apresenta esta informação (mas não dá dicas de como alcançá-lo). O Universal Hint System tem um arquivo de dicas (porém elas são bastante explícitas; em alguns casos é praticamente um walk-through).

De uma forma geral os problemas são bons. A coisa se complica no Caribe onde:
  • A solução dos problemas depende de conversar com os outros personagens mas as opções só aparecem depois que você fez uma ação ou conversou com outra pessoa. Você tem que conversar com todo mundo até esgotar as opções, fazer o que der para fazer, voltar a conversar com as mesmas pessoas e assim por diante várias vezes.
  • Tem um pequeno labirinto onde as telas estão divididas em partes por gráficos não muito claros. Determinadas saídas só podem ser utilizadas se você entrou na tela por determinadas entradas. O resultado foi mais cansativo e desgastante que desafiador.
O final do jogo roda automaticamente (é um "cut-scene"), o que é um pouco frustante. No total demorei 10 horas (não contínuas) para ir do início ao fim.

Veredito

The Smoking Mirror é um jogo que entretêm bem mas não tem o brilho de um verdadeiro clássico. Vale a pena comprar quando estiver em oferta.

Nenhum comentário: