sábado, fevereiro 25, 2012

Crítica: Gemini de Lana Lane

Indo atrás de mais uma música que escutei no "On The Rocks", cheguei ao álbum "Gemini" da cantora Lana Lane. Não sei se é o seu nome de nascença, mas ele me lembra as duas namoradas de Superman (Lana Lang e Lois Lane). Além disso, costuma cantar com a banda do marido que se chama Rocket Scientists. Mais apelo nerd só a banda "Spook's Beard" (que eu devo comentar por aqui).



Embora seja norte-americana, Lana é mais conhecida na Europa e Japão. É normalmente associada ao estilo "rock sinfônico", uma variação do rock progressivo que carrega mais na orquestração (muitas vezes usando sintetizadores no lugar de uma orquestra).

Gemini é um álbum de "covers", o nome vem da escolha de um par de música de cada grupo (se bem que tem três a quatro músicas do Pink Floyd, dependendo de como você contar). O estilo das músicas é bem variado, do rock pesado às baladas, passando pelo psicodélico:
  • "White Room" é uma música razoavelmente pesada do Cream e dá uma boa oportunidade de Lana mostrar o seu poder vocal. O guitarrista mostra competência mas exagera nos solos, confundindo quantidade com qualidade (segundo um amigo meu, Eric Clapton teria dito que a parte mais importante de um solo são as pausas).
  • "White Rabbit" - música pesada do Jefferson Airplane, não faz muito o meu gênero.
  • "Long, Long Way From Home" do Foreigner - também pesada mas com um bom riff de guitarra.
  • "You Can Never Go Home" é uma balada do The Moody Blues que dá oportunidade para o "maridão" (Erik Norlander) mostrar a competência nos teclados.
  • "Breath Introduction", abre um meddley de músicas do Pink Floyd.
  • "Johnny Moon", do Heart, fica bem encaixado no início do meddley,
  • "Breath In The Air", "On The Run", "Time" e "Breath Reprise" completam o meddley. A banda faz um cover bem competente, mas novamente a guitarra é exagerada.
  • "Dream of the Archer", também do Heart, está mais para o tal "rock sinfônico", contando com as orquestrações feitas com um Mellotron e um vocal potente da Lana.
  • "Starrider", do Foreigner, é outra "power balad" com bom desempenho da banda e da Lana.
  • "Sunshine of your Love", do Cream, também recebe uma roupagem pesada.
  • "Wooden Ships" é a música que eu tinha ouvido no "On The Rocks". Listada aqui como do Jefferson Airplane, eu conhecia como do Crosby, Stills e Nash. A história é um pouco mais complicada, Paul Kantner do Airplane foi um dos autores da letra mas não pode ser creditado na época por motivos contratuais. De qualquer forma, é uma bela música com bom uso dos teclados e um certo toque de música árabe que um não me lembro de ter na versão do CSN.
  • "Nights in White Satin" do The Moody Blues fecha o disco com mais uma balada com ar sinfônico.

No geral Lana Lane se mostra uma cantora de voz poderosa e versátil e está acompanhada por uma banda muito competente.

Quem quiser escutar trechos das músicas pode ouvir no iTunes ou baixar do site da Lana.

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: