sábado, setembro 18, 2010

Jogo do Mês: Blake Stone - Aliens of Gold

Blake Stone - Aliens of Gold é um jogo bastante antigo (foi lançado no final de 93) e pouco conhecido, mas tem me distraído bastante. É curioso que eu tenha começado a jogar este jogo pouco antes do anúncio da "ressurreição" do Duke Nukem Forever, pois existe um certa ligação entre os dois.



Histórico

Em 1992 foi lançado o Wolfenstein 3D, que popularizou os jogos de "tiro na primeira pessoa" (first-person shooter ou simplesmente FPS) e a distribuição na forma de shareware. O jogo foi desenvolvido pela id Software e distribuído pela Apogee Software.

A Apogee resolveu fazer outros jogos utilizando a engine do Wolf 3D e "Blake Stone - Aliens of Gold" foi o primeiro resultado. A plataforma passou por vários melhoramentos, mas nada revolucionário e o resultado é um jogo praticamente no mesmo nível que o Wolf 3D.

Infelizmente, uma semana após o lançamento de Blake Stone a id lançou Doom. Apesar da vendas baixas, a Apogee chegou a lançar uma continuação: "Blake Stone - Planet Strike".

A Apogee seguiu em frente e desde 98 passou a lançar jogos somente sob uma de suas sub-marcas: 3D Realms. A 3D Realms, como você deve saber, é quem lançou o Duke Nukem 3D e ficou mais de uma década trabalhando no Duke Nukem Forever.

O Jogo

O jogo segue a linha tradicional, onde você sai atirando nos inimigos para atravessar níveis (no caso andares) e assim concluir episódios. Existe uma variedade razoável de armas e as também tradicionais passagens secretas.


Um aperfeiçoamento em relação ao Wolf 3D é o mapeamento automático do nível. Outra característica interessante são as "máquinas de comida": você recolhe fichas ao longo do jogo que podem ser trocadas nelas por comida para recuperar a saúde. Existem também os técnicos de laboratório que podem ser amigos (informantes) ou inimigos - você só descobre quando chega perto.


O principal objetivo é você passar para o nível seguinte. Para isto você precisa obter um crachá de identificação. Normalmente isto é possível percorrendo uma pequena parte do nível. Objetivos secundários são: matar todos os inimigos, não matar os informantes, recolher todos os tesouros e encontrar todas as salas.


Dicas


Eu comprei o jogo no Gog.com; na ocasião tinha uma promoção de 50% de desconto na compra dos dois jogos do Blake Stone mais o Rise of the Triad. Sem a promoção custa US$5.99.

A versão do GOG roda sob o DosBox, recomendo olhar o respectivo manual para aproveitar recursos como a captura de telas.

O jogo possui um "modo debug" que dá acesso a várias "robalheiras", descritas aqui. Para ativar o modo debug na versão do GOG, edite o arquivo dosboxBlakeAOG.conf, acrescentando o parâmetro /powerball na penúltima linha:

...
cls
BS_AOG.EXE /powerball
exit

Depois disso é só apertar as duas teclas de shift (primeiro a esquerda e quase simultaneamente a direita) na tela com o logotipo Jam. É um pouco complicado pois só dá tempo para duas tentativas; quando você acertar vai ouvir uma espécie de sino e o título da tela muda durante o jogo.


Veredito

É claro que em termos de gráficos e recursos este jogo está quase duas décadas atrás dos jogos atuais. Entretanto, tem um certo charme, principalmente para quem começou a jogar FPS com o Wolf 3D. Para mim tem sido um jogo relaxante, para sair atirando sem precisar pensar muito.

Um comentário:

Burt Fischer disse...

Cara, eu jogava Blake Stone! Era muito legal! Outro que eu curtia muito era o Rise of the Triad.

Não lembro direito, mas senão me engano eu acabei pulando o Doom direto pro Quake por causa do RoTT.