domingo, setembro 05, 2010

Os Quinze Anos do Windows 95 - Parte 1

Com um pouco de atraso, seguem algumas ruminações sobre o Windows 95 que fez quinze anos na semana passada.


Com o Windows sendo pressionado pelo Apple Macintosh e pelo IBM OS/2, o Windows 95 foi apresentado por alguns como uma "solução integrada", baseda em um núcleo de 32 bits escrito a partir do zero ao invés do MS-DOS, com multitarefa preemptiva. Embora estas afirmações sejam exageros (como Andrew Schulman demonstrou com detalhes no livro "Unauthorized Windows 95"), o Windows 95 foi certamente um marco na história do Windows.


Uma Breve História do Windows

Como outros, Bill Gates se impressionou com o conceito de interface gráfica com o usuário (GUI) que estava sendo desenvolvido pela Xerox. Daí surgiu o Windows com a "missão" de implementar uma GUI nos microcomputadores PC-compatíveis.

A primeira versão foi fortemente limitada pelas pobres recursos dos PC da época (processador 8088, memória limitada a 640K, placa de vídeo CGA), a ponto do recurso de janelas sobrepostas ser abandonado para conseguir concluir o projeto. A versão 2.0 já se valia de novos padrões de expansão de memória e da placa EGA para fornecer um resultado melhor.

Em 1988 surgiu a versão 2.1. Embora a interface gráfica ainda fosse tosca, com ela surgiu a edição Windows/386 que usava os recursos do 80386 para implementar um núcleo no modo protegido e para virtualizar o processador 8088.

A versão 3.0, lançada em 1990, foi a primeira a ter larga aceitação. Além de uma interface mais sofisticada, ela executava as aplicações no modo protegido e trazia os "virtual device drivers" (VxDs). A versão 3.0 apresentava uma certa instabilidade (principalmente por uma baixa resistência a falha nas aplicações), o que foi melhorado com a versão 3.1.

Fechando o que hoje conhecemos como Windows 16 bits, o Windows for Workgroups 3.11 foi lançado pela Microsoft como uma solução para pequenas redes, porém logo se tornou popular entre micro isolados devido ao recurso "32-bit flile access" - o Windows passava a acessar diretamente o disco, sem usar o MS-DOS.

Em paralelo a tudo isto, com o desacerto da Microsoft com a IBM com relação ao OS/2, o Windows estava sendo totalmente reescrito, na forma do Windows NT. A interface de programação (API) do NT foi chamada de Win32.

Windows 95 - O Nome

Como visto acima, as versões anteriores do Windows eram identificadas principalmente pelo número da versão. O Windows 95 seria portanto o Windows 4.0, mas este nome foi muito pouco usado. Durante o seu desenvolvimento foi largamente utilizado o seu nome-código, Chicago (que você encontra até hoje nos arquivos .inf).

Com o Windows 95 começaria uma tradição de usar o ano como parte do nome do Windows, que seria interrompida somente com o XP.

Windows 95 - A API

Para o programador o Windows 95 apresentava uma API muito próxima da do NT. Isto trazia uma quantidade enorme de recursos, como:
  • Multitarefa preemptiva, com o conceito de processos e threads e primitivas de sincronização
  • Funções de acesso a arquivos e dispositivos de forma assíncrona (o programa continua executando "em paralelo" ao acesso
  • Aplicações de 32 bits, com acesso não segmentado (linear) a gigabytes de memória virtual
  • Funções de comunicação via rede
Windows 95 - Compatibilidade

A compatibilidade com as aplicações já existentes para Windows 3.x e MS-DOS foi uma preocupação importante da Microsoft. A ponto do gerente do projeto ir para uma loja e comprar uma cópia de cada programa para PC. É uma pena que compatibilidade perdeu importância neste novo século.


Na segunda parte: novos recursos na interface com o usuário e Microsoft x Rolling Stones

Nenhum comentário: