quarta-feira, setembro 22, 2010

Microcontrolador C2000 - Parte 2

Vamos continuar o nosso estudo do C2000 examinando o seu núcleo, isto é a sua parte que executa instruções - a CPU.


A CPU da série C28x trabalha com a arquitetura Harvard, com vias separadas para instruções e dados lidos e dados para gravar. Isto possibilita um melhor desempenho, com a execução em um único ciclo de instruções do tipo leitura/cálculo/escrita. Por outro lado, ao contrário por exemplo dos microcontroladores PIC de 8 bits, as duas vias permitem acesso a toda a memória. Isto permite a execução de código na Ram e o armazenamento de dados constantes na Flash.

A unidade de processamento aritmético (ALU) trabalha com dados de 32 bits, sendo capaz de realizar uma multiplicação de 32 x 32 bits em um único ciclo. Isto possibilita realizar cálculos aritméticos em ponto fixo. Em alguns modelo a ALU é complementada por uma unidade de cálculos em ponto flutuante (linha Delphino) e em outros pela CLA (Control Law Accelerator) que faz cálculos em ponto flutuante em paralelo à execução normal (disponível em alguns modelos da linha Piccolo). Bibliotecas da Texas permitem simular os cálculos em ponto flutuante nos modelos que trabalham somente com ponto fixo.

Esta capacidade toda de cálculo é útil em situações de controle onde as decisões dependem de um processamento mais pesado dos dados, como o controle digital de motores, comunicação através da rede elétrica e a conversão digital de tensão.

As instruções da CPU seguem a filosofia RISC, facilitando a geração de código otimizado pelos compiladores.

O núcleo inclui ainda três timers de 32 bits, um sistema de interrupções flexível e rápido e facilidades para depuração em tempo real.

Na próxima parte vamos ver os periféricos disponíveis no C2000.

Nenhum comentário: