sexta-feira, setembro 24, 2010

Microcontrolador C2000 - Parte 3

Continuando o nosso exame do C2000, vamos ver agora os periféricos integrados. Dependendo do modelo, vamos encontrar uma boa variedade. Além disso, eles tem uma série de características próprias voltadas para aplicações de controle em tempo real.



Enhanced PWM (ePWM)

A geração de pulsos é uma função importante para as aplicações de controle, daí o C2000 ter um módulo sofisticado de PWM (Pulse Width Modulation).

Em primeiro lugar, cada módulo ePWM tem uma base de tempo própria, gerada pela divisão do clock principal. Esta base de tempo alimenta um contador. No uso mais comum, o valor deste contador é comparado com registradores; quando a contagem atinge um deles uma certa ação é tomada sobre o sinal de saída. Isto permite gerar pulsos sem necessidade de interferência direta da CPU. O ePWM permite gerar pulsos com grande precisão: o módulo "dead band" permite controlar as bordas de subida e descida dos pulsos; o "PWM chopper" permite modular os pulsos; o "trip zone" possibilita forçar o sinal de saída quando é detectada uma falha (por exemplo, através de uma entrada digital ou da saída de um comparador analógico).

Uma variação possível é registrar o valor do contador quando um sinal de entrada passa de "0" para "1", permitindo assim medir a largura de pulsos.

Conversor Analógico Digital (ADC)

O módulo ADC suporta até 16 entradas analógicas. Uma opção de auto sequencialmente permite que ele capture sequencialmente o sinal em várias entradas sem intervenção direta da CPU.

Comparadores Analógicos

Os comparadores analógicos permitem compara um sinal analógico externo com outro sinal externo ou com uma referência gerada internamente através de um DAC (conversor digital analógico) de 10 bits.

Captura de Sinais (eCAP)

Este módulo permite monitorar até quatro sinais digitais e registrar os tempos em que ocorrem determinados eventos. Um exemplo de uso é para medir a velocidade de rotação de algum equipamento, registrando o acionamento de um sensor.

Módulo de Captura de Pulsos Codificados em Quadratura (eQEP)

O eQEP é uma variação especializada do eCAP para capturar sinais gerados por sensores ópticos acoplados a um motor e, a partir destas informações, determinar posição, direção e velocidade. Estes sensores fornecem duas ondas quadradas (defasadas de noventa graus, de onde vem a "quadratura") e um pulso que ocorre a cada volta do motor.

A frequência da onda quadrada informa a velocidade de rotação; a ordem das duas ondas infoma a direção. Por último, o pulso a cada volta fornece uma referência para a posição.

Interfaces de Comunicação

Os microntroladores da família C2000 podem ter uma grande variedade de interfaces de comunicação:
  • SPI, para comunicação síncrona full-duplex a quatro fios.
  • I2C, para comunicação síncrona multi-ponto a dois fios.
  • SCI, para comunicação assíncrona.
  • CAN e LIN, para comunicação entre microcontroladores (padrões usados pela indústria automotiva).
  • McBSP, tipicamente usada para conexão a codecs.
Na próxima parte vou mostrar o C2000 fazendo algumas coisas simples (como acender e piscar um LED).

Nenhum comentário: