domingo, março 07, 2010

VI Encontro de Programadores C & C++

Participei hoje do VI Encontro de Programadores C & C++. Foi um encontro com organização um pouco mais complicada que os anteriores, a começar pelo adiamento por falta de quorum. A presença foi inferior à dos eventos anteriores, em parte por causa da chuva que caiu a maior parte do dia. Felizmente isto não impactou no nível da palestras.

Quando se fala de programação em C e C++, uma das primeiras coisas que todos lembram é a questão da alocação de memória, fonte dos famosos memory leaks. Na primeira palestra do dia o Strauss mostrou várias opções de gerenciamento e como é possível programar atualmente em C++ sem precisar chamar explicitamente new e delete.


Fábio Gallupo apresentou uma palestra sobre o suporte à programação paralela no Visual C++ 10. Foi basicamente a mesma palestra que eu tinha visto no TechEd 2009, mas é um assunto bastante interessante. Com praticamente todos os micros modernos tendo pelo menos dois cores, a programação paralela deixou os laboratórios de pesquisa e os supercomputadores e chegou ao desktops e notebooks dos reles mortais.


O professor Vilmar Pedro Votre apresentou uma palestra sobre a classe string da biblioteca padrão do C++. Embora seja um assunto que os mais experientes devem considerar básico, existe uma quantidade grande de métodos (devidamente catalogados e discuitos na apresentação) e uma série de detalhes e considerações importantes. A apresentação foi feita sobre o capítulo de strings do livre de C++ de autoria do Vilmar.


Felipe Tonello apresentou o seu projeto "open-source" de um simulador de robô. O principal destaque dele foi o uso do Qt Framework, que ao mesmo tempo simplificou o desenvolvimento e permitiu gerar uma solução multi-plataforma. Aliás, a apresentação foi com um notebook Apple, rodando o simulador sob MacOS.


A última palestra foi do Fernando Roberto da Silva, responsável pelo blog DriverEntry (provavelmente o único blog brasileiro sobre drivers para Windows). A palestra versou sobre o acesso à memória de aplicações por parte de um driver, no Windows. Foi a apresentação mais divertida do dia, graças às boas piadas do Fernando. Isto, é claro, sem comprometer a excelente qualidade técnica.


No final do encontro tivemos o tradicional sorteio de brindes, que mais uma vez favoreceu a presença feminina:


Uma outra tradição é presentear um dos membro da comunidade com um livro famoso autografado pelo autor. Para minha surpresa, desta vez eu fui o homenageado - ganhei uma cópia do livro "C++ Coding Standards", autografado por Herb Sutter.

As apresentações devem estar disponíveis "em breve". Para os interessados em C e C++ fica a dica de acompanhar a lista de discussões e o site do grupo.

Nenhum comentário: