
O Jogo
Tyrian é um jogo do tipo vertical scrolling shooter: você comanda uma nave que ataca inimigos que vem descendo na tela. Como o fundo também vem descendo (com velocidade menor que as naves), cria-se a ilusão de que a sua nave está subindo. O jogo está dividido em episódios, por sua vez divididos em níveis. Entre um nível e outro você pode aperfeiçoar a sua nave, comprando acessórios com dinheiro que você ganha destruindo os inimigos.




Existe um trama por trás da ação, você pode simplesmente ignorá-la ou então acompanhá-la recolhendo e lendo data cubes:

Não me aventurei com isto ainda, mas o Open Tyrian suporta o modo dois jogadores e o jogo em rede.
O Histórico do Desenvolvimento de Tyrian e Open Tyrian
Conforme descrito na Wikipedia, Tyrian começou a ser desenvolvido em 1991, por duas pessoas: Jason Emery (programador e criador dos níveis) e Alexander Brandon (compositor e roteirista). Após algumas dificuldades, conseguiram o apoio de um editor e a equipe cresceu para onze pessoas, com destaque para Daniel Cook, responsável pelas imagens e projeto da interface com o operador.
Em 1995 foi lançada a versão 1.0, no formato shareware. Logo em seguida veio a versão 1.1 para os usuários registrados, com episódios adicionais. A versão 2.0 acrescentou mais um episódio, opção para dois jogadores, mais um monte de aperfeiçoamentos. A versão 2.1 foi basicamente uma correção de bug, mas acrescentou o "modo Natal" (oferecido quando o jogo é executado em dezembro).
Em 1999 foi lançado o Tyrian 2000, que acrescenta mais um episódio. Embora ele seja compatível com Windows, é ainda um aplicativo de 16 bits.
Em 2007, o código fonte original foi fornecido para um grupo de programadores desenvolverem uma versão de código aberto. O código original (feito em Turbo Pascal) não foi liberado para o público em geral, mas o código fonte (em C) do Open Tyrian está à disposição de todos. Daniel Cook também liberou o uso da arte do jogo.
Uma vantagem adicional do Open Tyrian é que ele é multi-plataforma (graças à SDL). Existem atualmente versões para Windows, MacOS, Linux e vários consoles.
Os jogos originais estão disponíveis como freeware e podem ser baixados daqui.
Instalando Open Tyrian
Instalar Open Tyrian sob Windows é muito simples: baixe primeiro o Tyrian 2.1. Expanda o zip no diretório de sua preferência. Baixe agora o binário do Open Tyrian e expanda no mesmo diretório. Para rodar, basta executar opentyrian.exe.
Veredito
Recomendado.
PS: Post 500! Sim, este é o post número 500 de DQSoft. Eu estava pensando em fazer algo especial, mas acabou não dando tempo e seria besteira ficar segurando os posts até ter algo pronto.
Um comentário:
O ruim dessa coisa dos data cubes é que a interface do game não especifica se vc conseguiu pegar todos os data cubes das fases ou não. Eu mesmo peguei 3 na 1ª e não sei se eram de fato todos ou se eram 4, 5 ou 6!
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