domingo, dezembro 27, 2009

Os Álbuns dos Beatles - Abbey Road

Após o inferno das gravações de "Get Back" e duas tentativas mal sucedidas de produzir um álbum a partir delas, George Martin ficou surpreso quando Paul ligou no primeiro dia de julho de 1969 e disse: "Nós queremos fazer um ou outro álbum. Você quer produzir para nós, realmente produzir?". No fundo os Beatles sabiam que estavam chegando ao fim como grupo e queriam encerrar com algo realmente bom. E "Abbey Road" é soberbo.

Embora somente duas músicas devem ser conhecidas do "público em geral" ("Come Together" e "Something"), todas as músicas tem a qualidade e o esmero que se espera de uma obra-prima. A sonoridade é, na minha opinião, uma evolução em relação aos trabalhos anteriores.

A capa é outro ícone do pop e rock, tendo sido utilizada e imitada inúmeras vezes.

Vamos às músicas:

Come Together

Composição de John claramente inspirada em uma música de Chuck Berry ("You Can't Catch Me"), da qual foi copiada a primeira frase. Apesar do resultado ser bastante diferente, o detentor dos direitos processou Lennon. Como parte do acordo, Lennon gravou "You Can't Catch Me" e outras músicas de Chuck no seu álbum solo "Rock'n'Roll". Independente de tudo isso, Chuck Berry e John mantiveram sempre profunda admiração mútua.

Something

A "música de Lennon/McCartney preferida de Sinatra" foi composta por George Harrison. Um clássico, é a segunda música dos Beatles em número de covers, perdendo somente para "Yesterday".

Maxwell's Silver Hammer

Composição de Paul. Os outros Beatles manifestaram repetidas vezes seu desagrado com ela e John se recusou a participar da gravação. A gravação demorou três dias, fora uma sobreposição de um sintetizador Moog, o que perturbou ainda mais os demais Beatles.

Oh! Darling

Várias décadas atrás, lembro quando alguma banda perto de casa estava ensaiando e os infelizes escolheram justo esta música. Composição de Paul, que gravou um vocal incrível. Para isto foram necessárias inúmeras tentativas - Paul fazia uma única tentativa no início de cada dia, tentando capturar alguma qualidade única que desaparecia após a tentativa.

Octopus's Garden

Uma bela composição de Ringo.

I Want You (She's So Heavy)

Composição de John, com vários aspectos marcantes como a duração (quase oito minutos, a maioria instrumenta), o som pesado e o uso do sintetizador Moog para gerar " ruído branco". A música é cortada bruscamente em um momento inesperado, no fim do lado A do LP (é os discos tinham dois lados no passado!).

Here Comes The Sun

Bela canção de George. John não participou da gravação, por estar se recuperando de um acidente de carro. Carl Sagan queria incluir esta música nas gravações colocadas na Voyager, mas a EMI não liberou os direitos (afinal, sabe-se lá quanta pirataria rola entre os alienígenas!).

Because

Música de John, inspirada pela "Moonlight Sonata" de Beethoven (com as notas tocadas em ordem contrária). O acompanhamento inclui um sintetizador Moog (tocado por George). A música é cantada por John, Paul e George em harmonia sobreposta três vezes (resultando em nove vozes).

You Never Give Me Your Money

Este música de Paul abre o medley - dezesseis minutos de músicas curtas (alguma incompletas) mixadas em sequência sem separações. A música começa com piano e um vocal suave. A música vai se transformando em um som mais pesado, com o solo pesado George. No final ela vai baixando de volume para emendar com a música seguinte.

Sun King

Composição de John, que canta com belas harmonias de Paul e George. No final, após uma mistura sem sentido de inglês, italiano, espanhol e português, a música é cortada bruscamente pela bateria de Ringo para introduzir a música seguinte.

Mean Mr Mustard

Outra composição de John, cortada pela entrada da música seguinte.

Polythene Pam

Também composta por John, é uma música mais pesada, marcada pelo violão de John gravado de forma a parecer uma guitarra e a guitarra distorcida de George. A música termina com um crescendo para juntar com a próxima.

She Came Through The BathRoom Window

Música de Paul. Segundo algumas fontes, o solo de guitarra é de Paul.

Golden Slumbers

Começa suavemente como uma canção de ninar, após a entrada da bateria, Paul (que a compôs) passa para um estilo vocal mais agressivo.

Carry That Weight

Também de Paul, retoma o tema de "You Never Give Me Your Money"

The End

Quando foi convidado a fazer parte dos Beatles, Ringo tinha somente um pedido: não ter que tocar solos. E o único solo que ele gravou com os Beatles foi justamente em "The End". O (curto) solo de bateria vem logo no começo da música e é seguido por solos arrasadores de guitarra, tocados por Paul, George e John. Os solos são cortados por um piano e Paul canta "And, in the end, the love you take/ Is equal to the love you make", encerrando o medley.

Her Majesty

"The End" já seria um bom final para o álbum de despedida dos Beatles, mas eles decidiram acrescentar uma surpresa. Após "The End" foram colocados 14 segundos de silêncio e esta pequena composição de Paul que inicialmente se encaixava entre "Mean Mr. Mustard" e "Polythene Pam".

27/12/09: "Moonlight Sonata" é de Beethoven, não Bach.

3 comentários:

Anônimo disse...

Moonlight Sonata é do Beethoven, e não do Bach.

Daniel Quadros disse...

<vergonha>Corrigido!</vergonha>

Alexander Pindarov disse...

Octopus´ Garden foi escrita no início das sessões Let it Be, com uma ajudinha do Harrison ;) O Espaço de 12s se deve ao "acidente" provocado pelo Mal Evans,roadie e faz tudo da banda