quinta-feira, dezembro 17, 2009

Porque eu Desinstalei o Google Chrome

Quando o Chrome foi lançado eu, como muita gente, fiquei curioso e o instalei. Usei ocasionalmente por alguns dias, mas depois acabei esquecendo. Dois dias atrás tive uma surpresa: apareceu uma notificação no micro informando que fazia tempo que eu não usava o Chrome, que existia uma nova versão que ele já tinha baixado e me oferecendo as opções para atualizar o Chrome ou desinstalá-lo. Um link "porque isto está sendo apresentado para você" abriu uma página sem muitas informações.

Minha primeira reação foi achar que era apenas um default inconveniente (para mim). Atualizei o Chrome e fui procurar a opção de atualizações automáticas - e não encontrei. Aproveitando que a página de ajuda do Chrome estava aberta, resolvi procurar as instruções para desligar as atualizações automáticas - e aí sim eu me assustei.

Não tem como desligar as atualizações automáticas. Talvez seja o meu ego que não aguente a ideia de que a Google sabe melhor que eu mesmo o que é melhor para mim. Talvez seja uma crença filosófica de que quem decide o que roda no meu micro sou eu. Talvez eu esteja de saco cheio de dezenas de programas que saem procurando e baixando atualizações silenciosamente toda vez que eu ligo o micro. Talvez eu seja só um velho ranzinza. Mas eu expressei o meu ponto de vista no fórum de ajuda e desinstalei o Chrome.

Dando uma busca rápida na web, achei pelo menos duas opiniões parecidas com a minha (de mais de um ano atrás, diga-se de passagem):

http://robmensching.com/blog/posts/2008/9/10/Google-Chrome.-updates-without-asking
http://www.zdnet.com.au/news/software/soa/Google-quietly-updates-Chrome/0,130061733,339291869,00.htm?omnRef=1337

O primeiro post traz uma informação importante: conforme o EULA você é obrigado a aceitar as atualizações para poder usar o Chrome. Portanto as únicas opções (no momento) são realmente instalar as atualizações ou desinstalar o software. E eu optei pela segunda.

3 comentários:

thiago disse...

É incoerente esta sua atitude, levando em consideração que você usa o Microsoft Windows em sua máquina. Diariamente, sem você saber, a Microsoft coleta dezenas de informações sobre o que você fez com seu computador...

Daniel Quadros disse...

Thiago: não creio que coerência seja meu ponto alto... Mas a questão aqui não é de privacidade, eu desisti do Chrome (por enquanto) por ele me obrigar a baixar e instalar as atualizações (e quando ele quer). Neste ponto o Windows me ofere mais opções (costumo deixar ele me avisar da disponibilidade das atualizações mas eu decido quais baixar e instalar). Sobre privacidade, não achei referências à Microsoft estar coletando dezenas de informações. Não que ela seja boazinha, mas ela está sob uma análise constante e muito intensa e qualquer desvio causa um grande reboliço. Imagino que você esteja a par que cada instalação do Chrome possui uma identificação única e tenha alterado a configuração default para reduzir as informações enviadas à nave-mãe (se não, basta pesquisar "chrome privacy").

Anônimo disse...

Depois de pesquisar bastante também desisti de usar o Chrome...
Achei a política de privacidade do Chrome muito intrusiva.
Desconfio das intenções da Google.
Tô fora!