sábado, dezembro 26, 2009

Biblioteca Histórica Marvel II


Há um ano e meio atrás eu comentei sobre alguns volumes da série Biblioteca Histórica Marvel, que está sendo publicada pela Panini. Após aqueles quatro volumes eu me esqueci da série, até dois meses atrás quando eu estava olhando as prateleiras de uma livraria e de deparei com o volume 1 do Demolidor e com os volumes 2 e 3 do Homem Aranha. Comprei o Demolidor e depois fui procurar na internet que outros volumes tinham sido lançados. Acabei achando por um preço razoável outros dois volumes: O Poderoso Thor Volume 1 e Os Vingadores Volume 2. São estes três volumes que eu comento aqui.

Demolidor - Volume 1

Acompanhei as histórias do Demolidor (Daredevil no original) em pelo menos duas ocasiões: quando começaram a ser publicadas aqui pela Ebal (acho que em 1970) e em 1981 e 1982 (as histórias escritas por Frank Miller e hoje consideradas clássicas). Para quem não sabe, trata-se de um caso provavelmente único entre os super-heróis: o Demolidor é cego.

Neste álbum temos as primeiras histórias. Embora os personagens e os roteiros ainda viessem a evoluir bastante, estas histórias continuam me atraindo. Ao final fiquei sedento pelo próximo volume, infelizmente ainda não publicado aqui (e esgotado nos EUA).

Recomendado.

O Poderoso Thor - Volume 1

No passado li somente ocasionalmente as histórias de Thor. Estas primeiras histórias são bem diferentes das que seriam escritas algumas décadas depois. Existe uma certa ênfase na outra identidade de Thor - o Dr Don Blake. Na história inicial, Don Blake encontra em uma caverna um cajado que o transforma no poderoso Thor, ao se esconder dos homens de pedra de Saturno. Anos mais tarde esta origem seria recontada e Thor e Don Blake passariam a ser pessoas totalmente distintas. Nestas histórias, entretanto, temos uma certa esquizofrenia.

Se "homens de pedra de Saturno" lhe parecem inimigos estranhos, os adversários de várias outras histórias deste volume são igualmente peculiares, como um ditador de uma republiqueta da América do Sul, o Homem Radioativo, os soviéticos, os xartanos (também alienígenas), o mago Merlin e o Homem Lava.

Surgem porém alguns inimigos clássicos: Loki (o meio-irmão de Thor), Zarrko (o "homem do amanhã"), Cobra e mister Hyde.

Em resumo, são histórias um pouco incomuns, que atraem alguns e repelem outros.

Os Vingadores - Volume 2

Vilões estranhos também povoam as páginas deste volume. Temos também algumas mudanças na formação dos Vingadores.

Se você gostou do volume 1, é provável que vá gostar do volume 2. Se você não leu o volume 1, recomendo lê-lo antes do 2 (não é essencial, mas é bem melhor que ler na ordem inversa).

Nenhum comentário: