domingo, julho 20, 2008

Biblioteca Histórica Marvel

A Panini está publicando uma série de albuns com as primeiras histórias de vários heróis da Marvel (nos EUA estes albuns são chamados de Marvel Masterworks). Comento abaixo os volumes que adquiri nos últimos meses.

A qualidade do papel, da impressão e da encadernação são muito boas e compatíveis com o preço na faixa de R$35 a R$60. As históricas são bem antigas (1961 a 1966), do tempo que Stan Lee estava revolucionando as histórias de superheróis. Além das histórias, tem as capas originais e uma introdução do Stan Lee.

(clique nas figuras para ver melhor)



Os Vingadores - devo admitir que muito raramente li histórias deste supergrupo. As histórias são bem razoáveis, com uma inocência incompatível com os dias de hoje.



Quarteto Fantástico - por algum motivo, fiquei um pouco decepcionado com estas histórias. Já teve uma época de gostar muito do Quarteto Fantástico e aí estão as histórias onde surgiram vários dos seus inimigos clássicos (Skrulls, Dr Destino e Mestre dos Bonecos), mas alguma coisa não encaixou direito.



Capitão América - não sou muito fã do Capitão, mas li algumas destas histórias quando comecei a ler gibis (final dos anos 60, para quem estiver curioso). Grande parte das histórias se passam na 2a Guerra Mundial e/ou envolvem o malígno Caveira Vermelha.



Homem de Ferro - no volume do Capitão América, a maioria das capas menciona histórias do Homem de Ferro que li quando criança, o que me levou a comprar o album específico. Entretanto, as histórias aqui são anteriores às mencionadas no album do Capitão América e bastante bobinhas. Enquanto que o patriotismo do Capitão na 2a Guerra seja bem aceitável, a dedicação do Homem de Ferro à indústria de armas americana e sua luta contra os comunistas não me parece resistir tão bem ao tempo.


Resumindo, uma boa pedida para quem é fã destes heróis da Marvel e tem curiosidade de ver como eles começaram.

Nenhum comentário: