segunda-feira, julho 14, 2008

Código de Barras - UPC-E

Completando a nossa vista rápida sobre os códigos UPC e EAN, veremos agora o código UPC-E. Como o EAN-8, o objetivo do UPC-E é gerar um código mais curto para produtos menores.

O caminho seguido para o UPC-E, entretanto, é diferente do EAN-8. Enquanto o EAN-8 utiliza uma numeração distinta do EAN-13 e requer que a empresa solicite o código à entidade responsável pela numeração, o UPC-E é uma compactação de certos códigos UPC-A. Os doze dígitos de um código UPC-A são reduzidos para os oito dígitos do UPC-E basicamente retirando os zeros no meio do UPC-E. Portanto, a todo código UPC-E corresponde um UPC-A (a recíproca obviamente não é verdadeira).

Lembrando, um código UPC-A é composto por um dígito de sistema de numeração, cinco dígitos de empresa, cinco dígitos de produto e um dígito de controle. Esquecendo por alguns instantes os dígitos de sistema de numeração e de controle, os dez dígitos restantes são codificados em seis dígitos da seguinte forma:

O dígito de controle do UPC-A é codificado no UPC-E através da paridade dos seis dígitos obtidos acima, de forma semelhante ao que vimos no EAN-13. O UPC-E se aplica somente aos sistema de numeração '0' e '1', o sistema de numeração determina os valores de paridade para cada dígito de controle:

A estrutura do UPC-E corresponde ao UPC-A sem o grupo do lado direito e com a marca de fim truncada:
  • A marca de início, 101
  • Os dígitos, codificados conforme indicado abaixo
  • A marca central concatenada com a marca de fim truncada, 010101
A codificação dos dígitos em barras usa a mesma tabela que o lado esquerdo do EAN-13:

(lembrando que '1' corresponde a uma barra e '0' a espaço)

O tamanho de um código UPC-E é, portanto, 3 + 6*7 + 5 = 50 módulos.

Nenhum comentário: