quinta-feira, dezembro 03, 2009

Dicas para quem vai passar a noite esperando a chuva passar

Já é costume aqui em Sampa: chega o final da tarde, vem a chuva e com ela os alagamentos. Muitas vezes o jeito é ficar no trabalho até mais tarde, esperando a água baixar e o transito melhorar. Seguem duas dicas para quem (também) está nesta situação.

Transito Agora

O site é um pouco mais pobre do que eu gostaria, mas dá uma ideia geral do estado de confusão do transito: http://cetsp1.cetsp.com.br/monitransmapa/agora/


Os detalhes das regiões são meio pobres. Atenção na tela acima para o "Cone" (na parte de baixo, ao lado da interrogação) que abre a tela de ocorrências (clique para ampliar):

Os códigos na primeira coluna são decifrados no site colocando o cursor na linha. Se você olhou a lista acima, já deduziu que a chuva começou pouco depois das 16:00 e que o código 317 é alagamento.

Passatempos Gratuitos

Nas minhas recentes férias eu comprei uma destas revistinha de "Problemas de Lógica". São aqueles problemas em que é dada uma lista de pistas e você tem que descobrir quais as combinações corretas. Para facilitar, os problemas vem com uma matriz para você anotar as combinações que você já descobriu serem válidas ou inválidas.

Como parece ser algo bastante "automatizável", fui procurar na web se alguém tinha feito um programa para solucionar estas coisas (dica: a tradução para inglês é "logic grid puzzle solvers"). Não encontrei mas achei um site que publica diariamente problemas deste tipo (e outros, como Sudoku) em formato PDF:

http://www.printable-puzzles.com/printable-logic-puzzles.php

O mesmo autor tem um site de problemas para solução on-line: http://www.puzzlebaron.com/.

Nenhum comentário: