terça-feira, dezembro 08, 2009

O ClimateGate

"Todos tem uma agenda, menos eu" - Michael Crichton

Dois anos atrás eu comentei sobre o livro State of Fear, que foi duramente atacado por defender uma posição contrária à teoria do aquecimento global causado pelas atividades humanas. Os críticos a esta teoria estão de volta com a corda toda, graças ao chamado "ClimateGate".

O ClimateGate foi a divulgação não autorizada de e-mails e outros documentos de um centro de pesquisa inglês sobre clima. Estes documentos sugerem, segundo alguns, que:
  • dados contrários à teoria foram desconsiderados;
  • foi sugerida a destruição de dados e documentos que poderiam servir de argumentos contrários à teoria;
  • existe um boicote a especialistas e publicações que manifestaram opiniões contrárias à teoria.
Um balanço interessante das reações ao Climategate pode ser encontrado na coluna Freakonomics, como o sugestivo nome "ClimateGate as a Rorschach Test".

Algumas visões, preponderantemente de conservadores estão no Dvorak Uncensored, por exemplo aqui e aqui.

Não sejamos ingênuos, esta questão envolve possivelmente a sobrevivência da nossa espécie e certamente uma quantidade imensa de dinheiro (direta e indiretamente), além do ganha-pão e do estilo de vida de muita gente. Exagerar ou desprezar as mudanças climáticas é do interesse de muita gente.

E não custa lembrar o lado cirquense da cúpula em Copenhague, envolvendo 1200 limusines, 140 jatinhos e sexo de graça. O Brasil estará com 725 representantes (a delegação será chefiada pela candidata oficial à presidência).

Um comentário:

Valterlucio disse...

Em entrevista de oito minutos dada hoje à Jornalista brasileira Ana Luiza Herzog, o chefão do IPCC, Rajendra Pachauri disse sobre o CLIMATEGATE o seguinte: "Não vejo como uma questão importante. A questão é, sim, descobrir quem roubou esses e-mails e os colocou na rede porque toda essa ação, obviamente, é parte de um plano. O timing de toda essa história indica que ele tinha como objetivo atrapalhar as negociações que estão acontecendo aqui. Os processos de trabalho do IPCC são claros e fortes e suficiente para que não haja qualquer manipulação de dados."



Bacana, né? Parece a hsitória do corno que quer tirar o sofá da sala. O sócio do Al Gore não está nem ai para apurar a fraude ou para refazer a verificação dos dados. Para ele, importante é botar as garras em quem dedurou a sacanagem que vinham fazendo em um dos pilares científicos do IPCC.

E pensar que é a gente asim que estamos entregando o nosso futuro!