quarta-feira, agosto 26, 2009

TechEd 2009 - Dia Um

Depois de dois anos de ausência, estou novamente assistindo um TechEd da Microsoft. Este post tem um certo ar nostálgico, visto que o TechEd 2005 foi objeto de um dos primeiros posts deste blog (os posts do TechEd 2005 e 2006 estão aqui).

O evento mudou de lugar mais uma vez. Desta vez está na UNIP Vergueiro, que tem a vantagem de estar bem próxima do metrô, porém as instalações não são as mais apropriadas para um evento deste porte. Por exemplo, não tem um auditório onde cabe todo mundo. As salas da sessões (tracks) são salas de aula com carteiras não muito confortáveis e capacidade às vezes limitadas.

Outra diferença em relação aos eventos anteriores é que para almoço tem um "MS Lanche Feliz" - uma caixinha com um sanduiche, uma fruta e um doce. O meu lado pão duro falou mais alto e dispensei esta refeição na hora da inscrição, pois custava R$25 por dia.

Na manhã do primeiro dia teve a General Session, um conjunto de apresentações para todos os participantes. Quem se credenciou cedo ganhou um passe para o auditorio (na verdade um teatro) e pode ver as apresentações ao vivo, os demais assistiram a transmissão em telões e outras três salas. A apresentação começou com um blá-blá-blá mais tradicional e morno, mas depois os especialistas da Microsoft se apresentaram vestidos de Tropa de Choque para apresentações técnicas sobre os lançamentos para este ano e o começo do ano que vem. Alguns instantes os berros incomodaram um pouco, mas no geral foi bastante divertido e muito melhor que aquelas monótonas leituras de PowerPoint.

Uma brincadeira feita durante as apresentações foi uma competição para formatar um texto, gerar um gráfico a partir de uma planilha e fazer uma apresentação curta, utilizando Google Docs, BrOffice, MS Office 2007 e MS Office 2010. Não precisa dizer quem ganhou nem quem foi vítima de piadinhas, certo?

Depois teve algumas apresentações de futurologia. Começou com coisas mais próximas de acontecerem (como o projeto Natal) e terminou com um vídeo estiloso cheio de interações prá lá dos terminais de Minority Report.

Por último teve a premiação do concurso Win The 7.

No período da tarde assisti a três palestras:

Uma Comparação Estratégica Sobre as Tecnologias de Acesso a Dados

No começo da palestra, Luciano Condé mencionou algumas tecnologias da infância do VB: RDO e DAO. É realmente incrível a quantidade de tecnologias de acesso a dados criadas (e abandonadas) pela Microsoft. Depois destes tivemos ODBC e ADO (que nem foram mencionadas); a palestra se fixou nas quatro tecnologias atualmente suportadas na plataforma .Net: ADO.Net, LINQ, Entity Framework e ADO.Net Data Services. Uma palestra boa e sólida.

C# - Dicas, Truques e o Futura da Linguagem

Esta palestra me decepcionou um pouco, pareceu que o Alfred Myers não estava bem sintonizado com o assunto. A enfase foi nas novidades previstas para o C# 4.0. De dicas e truques acabou tendo pouco.

ASP.Net MVC com jQuery

Esta foi a boa surpresa. Escolhi esta palestra por eliminação (não me interessei pelas demais no mesmo horário), apesar de trabalhar muito pouco com programação Asp.Net. O tema da palestra não foi o que o título acima sugere. Giovanni Bassi dicutiu mais a questão de arquitetura, de um ponto de vista mais purista. Não poupou nem um pouco os Web Forms, que são a forma mais divulgada de desenvolvimento com ASP.Net. Alguns exemplos de colocação mais radical foram "desconfie de métodos com mais de cinco linhas" e "chamar diretamente um construtor é sinal de alerta". Radicalismos à parte, o que Giovanni apregoa são os princípios SOLID:
  • Responsabilidade única de cada classe e método
  • A capacidade de expandir uma classe sem alterar o seu código fonte
  • A preservação de pré-condições, pós-condições e invariantes na herança
  • A segregação de interfaces
  • Dependência baseada em abstrações ao invés de classes concretas
Esta pureza conceitual tem um custo na implementação (que é recuperado pela simplicidade de teste e manutenção). No exemplo apresentado, o número de módulos para implementar um programa subiu de 3 para sete.

Um outro ponto é que na implementação pura de MVC no ASP.Net deixa-se de utilizar os web controls, o HTML enviado ao browser é gerado de forma menos automática.

Em suma, uma palestra que questionou bastante a visão do desenvolvimento "instantâneo" de aplicações web na base do arrasta e cola.

Um comentário:

Condé disse...

Boa tarde Daniel !

Luciano Condé escrevendo, primeiramente muito obrigado pela a sua presença na minha apresentação e principalmente por ter gostado do conteúdo apresentado.

E é verdade, eu esqueci de mencionar o nosso querido ODBC e ADO (ActiveX Data Objects).

Espero que tenha colocado os comentários sobre a infra-estrutura, almoço dentro da ficha de avaliação. Para nós, MSFT, é muito importante o feedback de vocês.

abs
Condé