segunda-feira, dezembro 05, 2005

TechEd 2005 – 30/nov

Depois do sufoco do evento de lançamento, o TechEd pareceu confortavelmente cheio. Como no ano passado, a Microsoft juntou o evento de Desenvolvedores ao de Profissionais de TI. Exceto pelos keynotes, eram palestras simultâneas em 7 salas (fora as palestras dos patrocinadores).

O principal problema foi tempo. As duas primeiras palestras de cada dia tinham apenas 45 minutos e as demais 1 hora. Vários dos palestrantes não levaram isto em conta, prejudicando a apresentação deles e de outros.

Abaixo comentários sobre as palestras que eu assisti.

Windows Vista (Bjorn Rettig)

A próxima versão do Windows deve sair no final do ano que vem. A Microsoft claramente entrou em “release mode”, já tendo cortado várias features (a única forma comprovada de reduzir o tempo de desenvolvimento no meio de um projeto). As novidades na interface gráfica chamaram a atenção de todos e deixou no ar a pergunta: é um grande avanço em usabilidade ou apenas figurinhas bonitas (eye-candy)?

Outra preocupação é quanto ao hardware necessário. Por enquanto falam apenas de um “processador atual”, pelo menos 512M de Ram (1G aconselhado) e uma placa de vídeo 3D também “atual”. Prevejo um bom 2007 para AMD, Intel, nVidia, ATI, etc.

World Ready Software (Houman Pournasseh)

Ao contrário da maioria das empresas americanas, a Microsoft sempre foi muito atenta para a adaptação de aplicações ao mercado mundial e o Visual Studio .Net coloca ferramentas para adaptação da interface com o usuário ao alcance todos. Uma boa notícia para bilíngües e desenvolvedores é que no Windows Vista o “core” do sistema operacional independe de língua e a interface pode ser mudada através de um “language pack” (supondo que estes language packs sejam fornecidos gratuitamente ou a baixo custo).

Uma vez que a maioria dos desenvolvedores brasileiros foca apenas o mercado brasileiro, ficou a sensação de estarmos no outro lado do assunto (no lado dos que usam aplicações internacionais).

Introdução ao Windows Presentation Foundation (Miguel Ferreira)

Uma visão geral do novo módulo de apresentação do Windows, também conhecido pelo codenome Avalon. O objetivo é levar o usuário a fazer a “imersão” nas aplicações, através de gráficos 3D e animação. No final foi mostrada uma aplicação médica excelente, mas fica a sensação de que algumas animações e efeitos são puro eye-candy.

Fundamentos de Desenvolvimento para Windows Vista (Fabio Galuppo)

Esta palestra se concentrou mais no XAML, a nova linguagem para definir a interface com o usuário no Avalon. A idéia é ter para aplicações Windows algo semelhante ao code-behind do Asp.Net. O decano dos programadores Windows (Charles Petzold) já está escrevendo um livro a respeito.

MSBuild (Fabio Vasquez)

Palestra interessante sobre uma nova ferramenta para controlar a geração de versões, uma espécie de MAKE turbinado controlado por um arquivo XML.

Windows Mobile 5.0 & Visual Studio 2005 (Fernando Zandoná)

Na verdade uma apresentação sobre o Compact Framework no SmartPhone. A palestra ficou bastante divertida graças à demo (tirava uma foto, enviava para um WebService que confirmava o recebimento através de SMS) e a uma votação via SMS feita “em background”.

Nenhum comentário: