quarta-feira, julho 15, 2009

Assista a Palestras de Richard Feynman

Meu pai, como um bom físico, é fã de carteirinha de Richard Feynman. Em uma das minhas visitas para o EUA (em meados dos anos 90, quando internet e Amazon ainda não faziam parte da nossa vida) ele pediu para eu procurar um livro, "Surely You're Joking, Mr. Feynman!". Eu achei o livro ainda na ida, em uma livraria do aeroporto. Resolvi folhear o livro e acabei lendo ele durante toda a viagem e deixando encostado os livros que eu tinha comprado para mim.

Descobri hoje mais uma pessoa que é fã dele: Bill Gates. Entre outras coisas, Bill Gates aprecia as filmagens de uma série de palestras que Feynman deu em 1964. Aprecia tanto que ele comprou os direitos das filmagens e as está colocando na internet.

Um ponto que alguns podem levantar é que para assistir aos vídeos é preciso ter instalado o Silverlight da Microsoft. Eu considero que:
  • Seria muito mais estranho se ele usasse um formato de um concorrente.
  • A alternativa mais óbvia seria o Flash que também exige a instalação de um plugin.
  • Existem outros materiais disponíveis em formato Silverlight, como mencionei antes ;)
Fonte da notícia: The Register (obs: o artigo fala que é preciso usar o IE mas funcionou bem comigo com o Firefox).

Link para os vídeos: http://research.microsoft.com/tuva

3 comentários:

Wanderley Caloni disse...

Assisti o primeiro e é fascinante! Gostaria muito de poder ir ouvindo essas palestras no caminho para o trabalho. Alguma maneira de baixarmos esse conteúdo?

[]s

Daniel Quadros disse...

Caloni,

Até onde eu sei, não dá para baixar o vídeo (quem sabe o Bill Gates libera para aplacar os críticos). Se você quiser gravar o aúdio, uma maneira porca que me vem em mente é você ligar a saída da placa de som à entrada e deixar gravando enquanto toca.

Daniel Quadros disse...

Embora estas palestras não estejam lá, tem vários vídeos curtos do Feynman no YouTube. Por enquanto só assisti um, que me pareceu excelente:

http://www.youtube.com/watch?v=y7h4OtFDnYE

Antes de assistir, gaste um tempo pensando porque o trem não sai dos trilhos. Veja depois a explicação no vídeo.