No ano passado eu adquiri uma série de livros (baseado em recomendações em forums e nas avaliações na Amazon) para cobrir alguns destes pontos:
- The Art and Craft Of Problem Solving, de Paul Zeitz: um livro sobre estratégias, técnicas e ferramentas para a solução de problemas. É mais voltado para competições de matemática que de programação.
- How to Solve It, de G Polya: um texto clássico sobre a solução de problemas. Embora o enfoque seja a matemática, várias resenhas afirmam que o livro pode ser útil para qualquer tipo de problema.
- Introduction to Algorithms, de Cormem, Leiserson, Rivest e Stein: segunda edição de um livro clássico (conhecido como CLR ou CLRS) . Cobre de bem forma bem completa os algorítimos básicos.
- Geometry Revised, de Coxeter e Greitzer: um livro que cobre pontos normalmente negligenciados no ensino de matemática do ginásio e colegial.
Junto com este estudo pretendo tentar fazer alguns dos problemas restantes do ano passado (disponíveis aqui) e de outras competições como Maratonas de Programação dos anos passados (aqui) assim como os disponíveis nos arquivos de problemas listados na Wikipedia. Na medida em que conseguir e o tempo deixar vou postar as soluções aqui, como forma de fixação para mim e como ajuda ou curiosidade para os outros.
Ao final da competição do ano passado, a minha meta para este ano era participar da rodada on-site brasileira. Infelizmente, este ano esta rodada foi abolida. Minhas metas passam a ser chegar à terceira rodada e conseguir não zerar nela. A julgar pelo meu desempenho no ano passado (passei raspando na primeira rodada e zerei na segunda) são metas bastante audaciosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário