quinta-feira, abril 02, 2009

Rescaldo Primeiro de Abril

Uma tradição que vem degenerando são as brincadeiras de Primeiro de Abril no mundo da tecnologia.

No passado tínhamos algumas coisas sofisticadas, como a write only memory (pdf do datasheet aqui). A (falecida) revista Byte costumava colocar anúncios e artigos falsos (quando saiu um editorial pedindo desculpas pelas brincadeiras dos anos passados eu soube que a Byte estava num caminho sem volta para o final). Mesmo revistas sérias já praticaram este tipo de coisa, para desespero de alguns (se a memória não falha, a Veja republicou como verdadeira uma notícia do New Scientist sobre o cruzamento da fruta pão com o tomate pelo Dr Mc Donnald).

As boas brincadeiras são aquelas que são óbvias mas bem sacadas e aquelas que tem te enganam no início mas estão cheias de pistas. A lista abaixo provavelmente não se encaixam bem nestas categorias:
A oferta de ontem do Giveaway of the Day me deixou em dúvida: brincadeira ou um dos programas mais idiotas que você pode comprar por US$49.99?

Sintam-se à vontade de colocar links de brincadeiras nos comentários.

3 comentários:

Tiago "PacMan" Peczenyj disse...

Uma vez eu postei que o java 1.7 iria ter ponteiros (com a mesma sintaxe de C). Até hoje tem gente que me manda email perguntando "é sério ?!"... fiquei com pena de ter feito algo tão crível.

Ricardo Oneda disse...

O caso da Veja ficou conhecido como "boimate", mistura entre boi e tomate: http://www.humornaciencia.com.br/noticias/boimate.htm

Daniel Quadros disse...

Oneda,

Obrigado pelo link. Como é curiosa a memória, eu confundi de leve o nome da revista (New Science x New Scientist) mas substituí o boi pela fruta pão (o que deixaria mais plausível?).

Daniel