quinta-feira, abril 09, 2009

Consultores Altamente Pagos: Sempre os Vilões?

Uma das histórias de ontem no The Daily WTF segue a velha tradição de ter como culpado um HPC (Highly Paid Consultor). Para quem não quiser seguir o link, segue um resumo:

Uma agência de anúncios fechou um contrato com a Pepsi para desenvolver um CRM. Para surpresa deles mesmo, a dupla de desenvolvedores da agência de anúncios conseguiu fazer algo em alguns meses. Entretanto, o sistema estava longe de ser perfeito e por este motivo o chefe deles chamou um "SQL Guru". Após alguns dias o guru foi embora - e o sistema parou de funcionar. Aí os desenvolvedores descobriram que o guru não sabia nada de SQL e, entre outras besteiras, tinha desativado um constrain e feito um update que destruiu a chave da tabela de usuários, que era o centro do sistema. Os estragos no sistema foram considerados irreparáveis e a agência de anúncios voltou a dedicar-se a anúncios.

Ok, é inegável que existe uma legião imensa de falsos "especialistas" e "gurus" tentando cobrar quantias obscenas para realizar trabalhos medíocres. Mas, por outro lado, existe uma minoria de profissionais com conhecimentos bem acima da média dispostos a suar para ganhar dinheiro com trabalho sério.

Porque o primeiro grupo se sobressai tanto no mercado? Na minha opinião a culpa vem de quem os contrata. Tipicamente (como na história acima) a empresa que contrata um HPC o faz depois que mordeu mais do que consegue engolir. E espera que o HPC miraculosamente conserte tudo em um passe de mágica. Nestas condições ela é presa fácil dos enganadores e consegue muitas vezes anular a capacidade técnica dos competentes.

Porque os especialistas (bons ou maus) cobram tão caro? Existem vários motivos (igualmente bons e maus):
  • a oferta de bons especialistas é muito menor que a demanda
  • cobiça das empresas que agenciam os especialistas
  • a associação automática de "caro" a "de boa qualidade"
  • a empresa está sendo forçada a fornecer o especialista
O último da lista merece uma explicação, pois pode não ser óbvio. Ao se ver acuada no canto, a empresa que procura o especialista sai atirando para todo lado. Aí, alguém liga para um conhecido e pergunta se a empresa dele tem competência no assunto. A tendência natural será dizer que sim (mesmo que não saiba do que se trata), só para impressionar. E vem o pedido indecoroso: "Você nos empresta um dos seus especialistas? A gente paga...". Não querendo (ou não podendo) emprestar um especialista, um valor absurdo é cotado (como uma forma polida de dizer "cai fora"). E no desespero o outro aceita!

Para quem está pensando em contratar um "Super Especialista" deixo algumas perguntas a serem feitas antes:
  • estamos tentando começar a coisa direito ou estamos procurando um salvador da pátria?
  • queremos uma pessoa para nos orientar ou é melhor contratar uma empresa para fazer o serviço todo?
  • já fizemos a nossa lição de casa para fornecer as informações corretas ao consultor?
  • temos pessoas capacitadas para absorver (e validar) a consultoria?

Um comentário:

Breno Faria disse...

Boa dia!
Hoje, por incrível que pareça no caminho do trabalho eu e um amigo estávamos discutindo algo parecido com este assunto. Ele me disse que estava impressionado com "o trabalho porco" de uma empresa contratada para desenvolvimento de um software e a quantia absurda $$ que haviam cobrado para efetuá-lo.
Daí, nós estávamos tentando entender como isso ainda pode acontecer no ramo da tecnologia. E sabemos infelizmente que isto é o que mais acontece neste ramo. Realmente, muita empresa liga o "caro" à "qualidade do serviço".

Abraços