sábado, abril 25, 2009

DVD Caravan - Crítica

Entre as várias coisas de ouvi e gostei no (finado?) programa de rádio belga On The Rocks (que eu comentei aqui) está a música Nine Feet Underground, do grupo Caravan. É um belo exemplo de rock progressivo, com seus quase 23 minutos de som melódico, com vários trechos distintos bem encadeados e um som de teclado bem característico. O Caravan é um daqueles grupos que teve destaque nos anos 70 e permanecem ativos com formações variadas e pouca exposição ao público em geral.

Fiquei, portanto, surpreso em encontrar um DVD deles na Americanas (e por um preço razoável).

O DVD é um registro de um show de 1990, que marcou o retorno da formação original. São apenas 5 músicas, num total de 80 minutos (uma delas é a Nine Feet Underground, em toda a sua glória). Os extras do DVD são um texto até que extenso com a biografia da banda e uma tela com imagens pequenas das capas dos álbuns ("discografia").

Na sua formação original o Caravan era composto por quatro músicos, um tecladista (Dave Sinclair), um baixista (Richard Sinclair, primo do Dave), um guitarrista (Pye Hastings) e um baterista (Richard Coughlan). Os vocais (muito competentes) são de Richard Sinclair e Pye. No show são acompanhados pelo saxofonista e flautista Jimmy Hastings (irmão do Pye e que tocou na gravação original de Nine Feet Underground). O som deles é um rock progressivo com um certa dose de jazz.


O show é bem competente e bem filmado. Os músicos tem postura bastante discreta, não fazendo caretas nem dando shows desnecessários de virtuosismo. A performance da Nine Feet Underground não tem as nuances da gravação em estúdio mas é bastante empolgante.

Concluindo

Recomendado.

Um comentário:

Sóda Games disse...

Depois eu vou dar uma olhada nesse dvd. Parabéns pelo seu blog, está muito chique.
Abraço e sucesso!

Otimização de recursos e serviços.
http://menosbits.blogspot.com/
O jeito inteligente de se usar a internet.