quarta-feira, dezembro 28, 2016

Kits de Eletrônica - Relógio

Algum tempo atrás fiz uma oficina de solda para crianças no Garoa. Ingenuamente, pensava que elas iram se interessar pela Mini Roleta. Entretanto, o maior interesse foi por este kit chinês de relógio (na época o preço era bem mais camarada). E com isto eu fiquei sem um kit para montar. Como, na época,  não tinha mais no Mercado Livre, o jeito foi comprar na China. Meses depois, finalmente eu montei um para mim.



Como é tradição, o kit vem em um saquinho.



O "manual" tem de um lado a lista de peças e do outro o esquema. O circuito é bem simples: um microcontrolador (um AT89C2051) rodando a 12MHz, dois botões, um buzzer ativado por um transistor e um display de sete segmentos com 4 dígitos. Nada de instruções de montagem ou operação.



A montagem seguindo as marcações na placa foi tranquila. Só a rede resistiva exigiu pensar um pouco (tem uma marca no pino comum, na dúvida use um multímetro). O microcontrolador é soquetado e a conexão da alimentação (3 a 6 VDC) é através de um borne.

O que eu descobri sobre a operação:
  • Inicialmente o relógio mostra a hora atual no formato hora:minuto. O botão S2 (o da direita) permite mudar para minuto:segundo (e vice versa).
  • Mantendo pressionado o botão S1 (o da esquerda) até dar dois bips, entra no modo de configuração. S1 seleciona o parâmetro (indicado por uma "letra" na esquerda) e S2 o valor. Os parâmetros (na ordem) são:
    • A hora atual
    • B minuto atual
    • C "chime": bipa na hora cheia. Valores são On e Off
    • O primeiro alarme, On ou Off. Os dois parâmetros seguintes só são apresentados se for selecionado On
    • E hora do primeiro alarme
    • F minuto do primeiro alarme
    • G segundo alarme, On ou Off. Os dois parâmetros seguintes só são apresentados se for selecionado On
    • H hora do segundo alarme
    • I minuto do segundo alarme


Veredito

Um kit útil e de fácil montagem, por um preço baixo (na China). Para ser perfeito falta um manual de operação e o fonte do firmware. Quem tiver acesso a um gravador do microcontrolador pode tentar extrair do firmware e/ou substituí-lo por algo diferente.

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, comprei um kit idêntico a esse na China e chegou semana passada. Tenho displays de 7 segmentos grandes ( +- 7cm). Será que posso substituir o display original por 4 dos grandes? Obrigado.

Daniel Quadros disse...

Murilo: não soldando direto na placa. O display de 4 dígitos possui os segmentos interligados internamente (veja um exemplo aqui. Você teria que fazer externamente uma montagem semelhante. Além disso, precisa conferir se os displays são do mesmo tipo (anodo comum ou catodo comum)

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Uma opção é pensar numa placa onde se possa construir drivers para o outro mostrador e liga-las