quarta-feira, dezembro 14, 2016

Multifunction Shield - Parte 3

Fechando a série, vamos ver o que são os misteriosos conectores da placa.



Conector 1

O conector de sete pinos no canto superior esquerdo tem a legenda "APC220 Bluetooth Voice Recognition Module". Uma busca por APC220 informa que é um módulo de rádio operando na faixa de 418 a 455 MHz. O esquema do shield mostra que apenas quatro dos sete pinos estão conectados: 1 (GND), 2 (+5V), 4 (TxD do Arduino) e 5 (RxD do Arduino). Os pinos são contados de baixo para cima.



Portanto este conector pode ser usado para ligar e alimentar um dispositivo de 5V que utilize comunicação serial assíncrona. Um exemplo é o módulo RFID que usei no passado.

Conector 2

Mais para a metade da placa temos um conector de seis pinos, com uma indicação de U4 e U5.



Vamos examinar primeiro os três pinos da esquerda (U4). Eles estão conectados, da esquerda para a direita, em D2, GND e +5. A placa tem a indicação adicional IR e o esquema indica "SFH506-38", que é um receptor/demodulador IR da Siemens. Não vejo impedimento de usar algum outro modelo que tenha a mesma pinagem (ou uma pinagem diferente, se você não fizer questão de espetar o componente diretamente na placa). Ou você pode usar para qualquer outra coisa que necessite 5V de alimentação e uma conexão digital.

Os três pinos da direita (U5) estão marcados na placa como 18B20 / LM35, que são dois sensores de temperatura que já vimos aqui no blog. O pino 1 está ligado a GND, o 2 ao A4 e o 3 a 5V. O jumper J1 (que fica ao lado do potenciômetro) permite ligar  ou desligar um pullup de 10K no pino 2.

Para ligar um LM35 na posição U5 devemos abrir o jumper J1 e ler a temperatura como um valor analógico no pino A4.

O DS18B20 é mais complexo, você vai precisar de uma biblioteca específica que implemente o protocolo correspondente usando o pino A4 como uma entrada/saída digital. O jumper J1 deve ser fechado.

Conector 3

Por último temos um bloco de doze pinos no canto inferior direito. As legendas da placa desta vez são claras: a primeira coluna está ligada a GND, a do meio ao +5V e a da direita a um sinal do Arduino (de cima para baixo, D5, D6, D9 e A5). Aqui podemos ligar ligar sensores e atuadores simples.


Concluindo

A Multifuncion Shield é uma placa divertida e útil. Apesar de algumas opções de projeto serem pouco intuitivas (como a lógica invertida dos LEDs e o potenciômetro multi-voltas), dá para aprender e treinar grande parte da biblioteca do Arduino. É possível usá-la diretamente em alguns projetos - o exemplo óbvio é um relógio ou timer.

A placa permite ligar diretamente diversos tipos de módulos. A única limitação é na comunicação: apenas os pinos da UART estão facilmente acessível (no que chamei de Conector 1).

Nenhum comentário: