domingo, dezembro 25, 2016

Crítica: Mickey Mouse - The Tomorrow War

Este é o volume 8 da coleção das tiras diárias do Mickey, cobrindo de 1944 a 1946.



Embora o acabamento continue primoroso e a qualidade de impressão das história continue ótima, este volume tem um problema sério: a legibilidade das introduções de cada história. A cor roxa escura (ou grená, vinho, etc) não dá contraste para o texto em preto. Em vários casos em desisti e passei direto para a história.

Roteiros e formato sofrem uma certa oscilação. Ao contrário do volume anterior, as histórias não se referem diretamente à guerra. Temos neste período três histórias longas, entremeadas por sequências de tiras isoladas e, no final, uma sequência de histórias curtas que são concluídas em torno de duas semanas cada. A personalidade do Mickey se altera um pouco, em alguns momentos se mostra até mulherengo.

Vejamos as histórias longas:

The Pirate Ghostship

O tom surreal que permeia as três histórias longas é mais forte nesta aqui. Mickey vai trabalhar em navio pesqueiro e é capturado por um navio pirata fantasma so século 17, cujo capitão é idêntico ao João Bafo-de-Onça (digo, ao Pegleg Pete). Mas ele não é exatamente o vilão da história, e logo se associa ao Mickey para tentar escapar de uma série de perigos. Em algo insperado para um desenho da Disney, temos até uma morte nesta história. No final tudo não passou de uma alucinação - ou não?

Mickey encontra o capitão Greatbeard

The World of Tomorrow

A história que dá nome ao volume tem também toques surreais. Mickey é transportado para o futuro e tem que impedir que Pegleg Pete domine o mundo com seu exercito de mekkas (robôs). O herói desta história não é Mickey, mas sim Mimi, a garota robô. Como na história anterior ao final tudo é (talvez) uma alucinação. Mas existe um efeito duradouro: a partir deste ponto Mickey abandona os seus trajes anteriores (de calção e sem camisa) e passa a usar calça e camisa social.

O começo da história é uma sequência de piadas sobre o mundo de amanhã.


The House of Mystery

Esta história mistura diversos clichés: a casa mal assombrada, a mulher fatal e a mocinha inocente. Mas qual destas duas é a misteriosa Drusilla? O leitor não vai demorar muito para desconfiar da resposta. A trama avança rápido, misturando mistério, ação e um pouco de alívio cômico até uma conclusão que seria clichê se esta não fosse uma história do Mickey. No final achei esta história mais interessante que The World of Tomorrow.

Mickey encontra a misteriosa Drusilla.


Veredito

Recomendado. Os roteiros não tem a maestria dos outros volumes e as tiras isoladas e histórias curtas deixam um gostinho de "quero mais", mas ainda assim é uma leitura agradável.

Nenhum comentário: