quinta-feira, dezembro 22, 2016

Um Enfeite de Natal

Meu timing para posts continua ruim. Este é o tipo de post que deveria ser publicado em novembro. Mas a demora em adquirir as peças e a falta de tempo para montagem fizeram com que ela seja publicado só agora. De qualquer forma, aqui vai o projeto de um enfeite para Natal usando LEDs RGB.


A ideia veio da lista do Garoa: um enfeite com LEDs RGB disparados por algum tipo de sensor de presença. Do ponto de vista de tecnologia, o meu projeto reaproveita a lanterna que eu fiz de presente para o meu sobrinho no Natal passado.

No lugar do anel com 12 LEDs da lanterna, usei um pequeno disco com 7 LEDs (comprei na FelipeFlop aproveitando a Black Friday, mas você acha isto em vários lugares, inclusive direto na China). Os dois utilizam o mesmo WS2812 (que eu descrevi aqui). O único detalhe que merece comentário é que o primeiro LED é o do centro.



O sensor de presença/movimento é um simples LDR ligado a uma entrada analógica. O resultado ficou apenas passável (com muita boa vontade) e deu trabalho estabelecer um valor para distinguir movimento da variação normal de luminosidade (eu quase coloquei um trimpot ligado a uma segunda entrada analógica para poder mudar este parâmetro sem precisar alterar o firmware).

O esquema é um subconjunto do esquema da lanterna. Novamente usei um ATtinyx4 (desta vez um ATtiny24) trabalhando com um cristal de 20MHz.



Os primeiros testes foram na protoboard,com as conexões necessárias para a gravação do programa (em laranja na figura acima).


A montagem "definitiva" (até depois do Natal) foi feita usando uma grinalda comprada em uma loja de enfeites, um "power bank" para a alimentação, um retalho de placa padrão e uma dose generosa de cola quente.



O firmware foi feito a partir da Lanterna. O efeito nos LEDs foi simplesmente piscar o LED do meio enquanto os LEDs externos são acesos sequencialmente, um por vez. Este processo é repetido com as cores verde, vermelho e azul. Com mais tempo e paciência daria para fazer algo mais sofisticado, variando mais a cor e a intensidade. A leitura da luminosidade é feita pela média de quatro amostragens do ADC. O acionamento é feito quando ocorre uma mudança significativa da leitura. O firmware está no arquivo Natal.zip nos arquivos do blog.

Nenhum comentário: