domingo, agosto 28, 2016

Crítica: Donald Duck - The Daily Newspaper Comics, Vol 1 (1938-1940)

Após me deliciar com as tirinhas de jornal do Mickey, resolvi experimentar as do Donald. Como descrevo abaixo, as tiras de Mickey e Donald eram bem diferentes.




Para começar, as tiras do Donald são sempre piadas diárias (gags). No máximo uma sequência em torno de um assunto comum (como Donald ir acampar com os sobrinhos), mas nenhuma trama se estendendo dia a dia.


Segundo, o Donald da época mata de susto os politicamente corretos. Sim, o Mickey original fazia suas estripulias, mas Donald é um caso de polícia. Pelo menos uma vez por semana ela rouba frutas, perturba pessoas, bate em crianças e/ou maltrata animais. Os sobrinhos são os coadjuvantes mais habituais, mas não pense que eles são os nobres escoteiros mirins. São tão terríveis quanto o tio. Mas não pense que Donald e sobrinho saem impunes: na maioria das vezes se dão mal.



Os outros coadjuvantes rotineiros são os animais. Tem Bolivar, o são bernardo preguiçoso. O burrinho que empaca.Hortência a avestruz. E o Donald ainda compra um elefantinho...


As tirinhas foram desenhadas (e muitas vezes escritas) por Al Taliaferro, da inicial (em 1938) até a sua morte (em 1969). Al já trabalhava na Disney antes das tirinhas, tendo criado os sobrinhos do Donald. A sua arte é boa e de qualidade constante. É admirável o seu talento de dar ritmo a histórias curtas limitadas fisicamente a quatro a seis quadrinhos retangulares alinhados horizontalmente.

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: