domingo, agosto 14, 2016

Crítica: Admiral Hornblower in the West Indies

Este livro é o último da série Hornblower (sobram ainda algumas histórias curtas), completando uma longa jornada que comecei a quase cinco anos atrás.



Neste livro Hornblower já é um contra-almirante e é enviado para as "Índias Ocidentais" (o Caribe). Ao contrário dos demais livros, é um tempo de paz para a Inglaterra. O livro é composto por cinco histórias curtas, relativamente independentes entre si.

St Elizabeth of Hungary traz Hornblower visitando New Orleans a bordo de um pequeno barco quando descobre uma trama que pode quebrar a paz mundial. Incapaz de impedir pela força, Hornblower acaba colocando em risco aquilo que tem mais precioso: a sua honra.

Em The Star of the South Hornblower precisa apelar para a astúcia para capturar um navio negreiro. Mais que este embate em si, o ponto principal da história é o relacionamento entre Hornblower e o capitão do seu barco (uma das regras da marinha que atormenta Hornblower é que, como almirante, ele pode dar ordens táticas mas o comando do barco é do capitão).

The Bewildered Pirates me pareceu uma história fraca. Na Jamaica um grupo de piratas captura Hornblower e seu secretário para exigir perdão pelos atos de pirataria. Hornblower é solto pelos piratas para negociar o perdão e o secretário foge, restando a Hornblower apenas atacar o reduto dos piratas, o que se transforma em uma triste carnificina.

The Guns of Carabobo introduz alguns elementos interessantes. Primeiro um milionário e segundo a luta pela independência das colônias espanholas. Hornblower se vê às voltas com sérios problemas diplomáticos quando o barco do milionário se passa por um navio de guerra inglês e captura um navio holandês sob supostas ordens dele. Hornblower precisa de muita habilidade para evitar um guerra com espanhóis e holandeses.

The Hurricane fecha o livro. Hornblower passa o comando para um novo almirante e sua esposa vem à Jamica junto com o substituto. Resta apenas a viagem de volta à Inglaterra, agora como passageiro. É quando vem o furacão do título, levando Hornblower a lutar pela sobrevivência sua e da esposa. Uma trama paralela envolve um marine que faz parte da banda e se rebela por se recusar a tocar uma nota que considera errada. Uma questão tola, mas que pode levar o marine à forca pela rígidas normas da marinha.

Veredito

Recomendado. Não é (por muito) o melhor de Hornblower, mas tem os seus atrativos.

Nenhum comentário: