quarta-feira, agosto 17, 2016

Kits de Eletrônica - Mini Roleta

Este segundo kit desta série (anúncio aqui) é chinês. É um brinquedinho simples: você aperta um botão e os 10 LEDs começam a piscar sequencialmente. A velocidade vai diminuindo até parar.



O kit vem um saquinho; ao contrário dos demais desta série, não tem manual.



O kit vem com a placa e os componentes. Os CIs são soquetados, o que é um ponto positivo. A placa tem um conector "espeto" para ligação da alimentação, a fêmea correspondente fica por conta do montador.



O circuito utiliza um CI 555 para gerar pulsos e um contador/decodificador decimal CD4017 para acionar os LEDs. Além do que vem no kit, você vai precisar de uma alimentação de 3 a 5VDC. Na minha montagem usei um suporte para duas pilhas AA.

A montagem foi tranquila. As indicações na placa foram suficientes para orientar a montagem. O circuito tem quatro resistores, dois de cada valor. os dois pares vieram separados e um deles com a indicação de valor, portanto não precisa nem saber ler as faixas dos resistores. Apenas os capacitores eletroliticos podem confundir um pouco, pois é usada uma hachura para indicar o negativo. Uma olhada na foto do anuncio é suficiente para tirar esta dúvida. A polaridade dos LEDs é indicada na placa pelo "chanfro", os mais tarimbados provavelmente vão se valer que os terminais negativos são mais curtos. Falando nos LEDs, foi uma boa ideia alternar leds vermelhos e azuis, o efeito visual é muito bom.

Veredito

Outro kit bom e de fácil montagem. O apelo prático é meio baixo, mas deve atrair crianças pequenas.

Nenhum comentário: