quarta-feira, agosto 24, 2016

Kits de Eletrônica - Estrobo

Fechando esta série, um estrobo - um pisca-pisca de LEDs. O anúncio no Mercado Livre está aqui.



Os componentes do kit vem em um saquinho e a placa veio separada; a documentação foi enviada por email.



O kit é composto pela placa e os componentes. Mais uma vez, os CIs são soquetados. A ligação da alimentação é feita por um conector com parafusos.




A documentação é bem completa, mas não inclui o esquema. Um link na documentação me levou a esta página, que tem o resto das informações. Curiosamente, o circuito usa os mesmos CIs que a Mini Roleta que vimos no poste anterior - 555 e CD4017. O principio de funcionamento é simples: o 555 gera pulsos (frequência regulada por um trimpot), o 4017 conta estes pulsos de 0 a 9, acionando um pino para cada contagem. Seis destes pinos acionam os LEDs, gerando um padrão (pisca três vezes o vermelho, três vezes o azul, dá um tempo e repete) Além do que vem no kit, você vai precisar da alimentação (9 a 12VDC).

A montagem foi bem tranquila, se você souber ler o valor de resistores não precisa nem da documentação. O único detalhe é a indicação de polaridade do eletrolítico (hachura é o negativo).

Para fins de teste liguei a uma bateria de 9V e a intensidade dos LEDs foi boa. Como a documentação indica, é possível separar as pontas onde ficam os LEDs, ligando por fios à parte central.


Veredito

Mais um kit bom e de fácil montagem. Pode ser interessante para crianças, montando depois em um carro de polícia ou bombeiros.

Nenhum comentário: