domingo, setembro 04, 2016

Critica: On Basilisk Station

Já comentei várias vezes sobre a série de livros envolvendo o personagem Hornblower, um capitão da marinha inglesa no tempo de Napoleão. Recentemente descobri que foram a inspiração para uma série elogiada de livros de ficção científica, da qual On Basilisk Station é o primeiro. Como se tudo isto não bastasse, o eBook está disponível na Baen Free Library (ou seja, grátis).

Além da óbvia modernização tecnológica, a série atualiza outros conceitos. A começar pela personagem principal ser uma mulher (Honor Harrington), assim como uma boa parte de sua tripulação.

A trama é interessante. Honor está assumindo o seu primeiro comando mas, devido a políticas internas ao alto comando, sua nave possui um armamento inadequado. O resultado é um desempenho desastroso em exercícios militares e o envio para a isolada Basilisk Station. Além dos danos à moral da tribulação, Honor fica sob o comando de um capitão incompetente (Lord Pavel Young) com o qual tem uma história traumática.

É claro que Honor dará a volta por cima, conquistando não somente o respeito da sua tripulação mas também das autoridades locais, acostumada com a incompetência e descaso de Lord Young. Para complicar a situação, ela detecta uma séria de ocorrência estranhas (que o leitor sabe que fazem parte do plano misterioso de conquista de uma república vizinha).

Uma parte respeitável do livro é dedicada a explicar as tecnologias envolvidas e os seus efeitos sobre as estratégias militares. David Weber (o autor) claramente consumiu bastante tempo definindo um ambiente consistente e interessante.

O resultado é um livro muito agradável que em vários momentos, particularmente na batalha clímax,  prende totalmente a atenção do leitor.

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: