domingo, outubro 12, 2014

Livro de Outubro: Shouldn't You Be in School?

"Shouldn't You Be in School?" é o terceiro (e penúltimo) livro da série "All The Wrong Questions" de Lemony Snicket. Estou a tal ponto imerso nesta série que comprei o livro para o Kindle na pré-venda, para fazer o download assim que acordei no dia do lançamento.




O livro tem os elementos tradicionais de Snicket, como os personagens pitorescos, ambientes fantásticos, as explicações de palavras e as referências semi-enigmáticas a outros livros. Mas também aprofunda algumas características novas, que começaram a aparecer no livro anterior. O clima não é tão pesado quanto em "Desventuras em Série" e as explicações são mais abundantes. Alguns momentos são até alegres ou tenros. Personagens dos livros anteriores mostram alguns relances de humanidade insuspeita.

Cada livro da série gira em torno de um crime. O deste livro é um incêndio criminoso, o que certamente nos remete a "Desventuras em Série". Mas foi uma surpresa encontrar pelo menos uma resposta explícita sobre a misteriosa VFD.

A parte final do livro me pareceu uma clara homenagem aos livros policiais noir, lembrando em parte o "Falcão Maltês" (também conhecido como "Relíquia Macabra".

As ilustrações continuam ótimas, e talvez por isso eu tenha achado que poderiam ser mais numerosas.

Veredito

Imperdível.

Um comentário:

Cláudia Henriques disse...

Sou órfã dos Baudelaire e fã de Lemony Snicket, e estava precisando de mais histórias assim para me divertir. Comecei a ler essa série ano passado e achei meio infantil, comparando com Desventuras em série, mas mesmo assim adorei. Vou retomar os livros seguintes este ano.