quinta-feira, outubro 16, 2014

Disquetes Musicais: Placa de Controle das Unidades de Disquete

Neste post vamos ver o projeto de hardware da placa de controle das unidades de disquete.



A base para o projeto é o microcontrolador ATtiny2313. Este microcontrolador (que já examinamos antes) possui um bom número de entradas e saídas digitais, uma porta serial e pode trabalhar com clock de até 20MHz. O circuito montado foi o seguinte:


O projeto foi fortemente influenciado pela placa padrão que usei para a montagem, visando reduzir a quantidade de ligações por fio. Um conector "espeto" foi colocado acima do ATtiny, para que as trilhas na placa levassem ao conector todos os sinais dos pinos de 11 a 20.

O pino 20 é a alimentação (+5V). Os pinos 19 a 14 serão usados como saídas digitais para conexão dos sinais DIR e STEP das três unidades de disquete. Os pinos 19, 18 e 17 (junto com o Reset) podem ser usados também para a gravação do firmware; para isto bastará desconectar as unidades de disquete e conectar um programador. Os pinos 13, 12 e 11 serão usados como entrada para os sinais de trilha zero das unidades. Como estes sinais são do tipo open colector, coloquei resistores de pull-up com os valores recomendados.

Na outra borda do ATtiny2313 temos:
  • O sinal de Reset (pino 1), ligado à alimentação através de um resistor de 10K para a operação normal e ao conector para a programação.
  • Os sinais da porta serial (pinos 2 e 3), que vão para o conector.
  • Nos pinos 4 e 5 é ligado um cristal de 16MHz, com os devidos capacitores.
  • O pino 10 é o terra.

Para completar o projeto, o pino 9 é usado para controlar um relê. Estamos interessados apenas no barulho gerado pelo chaveamento do relê, portanto os seus contatos não são usados. O modelo que eu escolhi (que era sucata), requer 12V na bobina. Graças ao uso da fonte de PC no projeto, isto não é problema. Um diodo em paralelo com a bobina evita a descarga gerada quando a bobina for desativada. Para controlar a bobina usei um transistor MOSFET pequeno (2N7000). Um resistor no gate garante que a bobina não estará ligada quando a porta estiver configurada como entrada.

O próximo passo é escrever o firmware e fazer alguns testes.

Nenhum comentário: