domingo, outubro 05, 2014

Crítica: Dark Dungeons

Serão os RPGs (Role-playing Games) um instrumento do Demônio para corromper as pessoas? É o que (de certa forma) o filme "Dark Dungeons" afirma.



Para entender este filme, é preciso ver de onde ele surgiu. Vocês provavelmente não ouviram falar dos "Chick Tracts". Antes deste filme eu não tinha ouvido. Um americano, Jack T. Chick, criou e publicou uma série de livretos ilustrados para divulgar as suas crenças religiosas, várias delas bastante controversas.



Em 1984 ele publicou Dark Dungeon (que você pode ler integralmente aqui, mas é um spoiler total do filme). Em 1999, JR Ralls leu o livreto e achou que daria um ótimo filme. Por falta de condições, a ideia ficou esquecida até 2013, quando Ralls ganhou na loteria. Para ser mais preciso, ele ganhou US$1000 e resolveu oferecer $500 a Chick pelos direitos cinematográficos da história. Chick foi magnânimo: forneceu de graça os direitos cinematográficos (não exclusivos). Então Ralls foi a luta e criou uma campanha no KickStarter para levantar a verba necessária para produzir o filme. Acabou arrecadando o dobro do valor mínimo e o filme virou realidade.

Obviamente é um filme amadorístico e relativamente curto (40 minutos). Apesar de ficar claras as restrições orçamentárias nas cenas que requerem mais efeitos especiais, a qualidade de uma forma geral é muito boa. Os atores não são profissionais conhecidos, mas a atuação deles me pareceu excelente, dando o tom correto ao filme.



A grande sacada de Ralls foi seguir fielmente, e em tom sério, o tract. Ele acrescentou um pouco mais de história de fundo (a história original eram apenas 22 ilustrações) e mudou alguns detalhes, mas foi extremamente respeitoso ao material original (inclusive em todo o material de divulgação do filme). Jack Chick provavelmente deve ter achado o filme perfeito. Existem alguns "ovos de páscoa" (como a frase “I use magic missile to attack the darkness”) que revelam a intenção real do filme.

O filme pode ser comprado (para download) por 5 Obamas no site do filme ou no gog.com (e provavelmente em outros locais).

Veredito

Se você gosta de RPGs e não se sente incomodado com temas religiosos, imperdível.

Obs: Nas críticas no gog.com algumas pessoas reclamaram que o final é sem noção. Obviamente não viram o material original, o final segue exatamente o tract (e o filme perderia o sentido se não fosse assim).


Nenhum comentário: