terça-feira, agosto 27, 2013

Experiências com a Unidade Lógica Aritmética 74181

Algum tempo atrás vimos aqui este interessante integrado. Vejamos algumas experiências feitas com uma montagem simples na protoboard.


A montagem não tem grandes segredos, mas deu um pouco de trabalho. O datasheet que tomei como base (aqui) indica que as entradas e saídas são negadas (active low, zero corresponde a tensão alta):


Mais adiante o datasheet fala que o 74181 pode ser usado também como active high, mas aí eu já tinha feito boa parte da montagem.

A alimentação é feita com uma pequena fonte de 5V (que espeta direto na protoboard), alimentada por uma bateria de 9V.

As entradas (A e B) e a seleção da operação (M e S) são definidas através de chaves (dip switches). No caso de M, A e B os sinais estão normalmente em nível alto graças a um resistor de 1K ligado ao 5V. Quando a chave é fechada o sinal é ligado a terra. Em S é o inverso: normalmente o sinal está em nível baixo (resistor de 1K ligado a terra), a chave conecta o sinal a 5V.

LEDs amarelos indicam as entradas A e B e LEDs vermelhos a saída F. Um LED verde indica o vai-um de saída (o vai-um de entrada está sempre em zero).

O slide show abaixo mostra o resultado de algumas operações.



07/03/1: Atendendo a pedidos, segue o esquema da montagem (clique para ampliar):



5 comentários:

Ronaldinho disse...

Bacana demais, grande achado! Achei ele bem poderoso, não mais para os dias de hoje, mas para "brincar" assim é legal.

Henrique disse...

Olá !
Tem a montagem do circuito no papel disponivel ?

Daniel Quadros disse...

Henrique, não tenho o circuito anotado, mas basta seguir as instruções no texto e olhar a foto. Ligue os pinos Vcc e Gnd do 181 a +5 e terra (respectivamente). Os pinos correspondentes a A, B e M estão ligados a resistores de 1K com a outra ponta em +5 e a chaves com a outra ponta em terra. Os pinos correspondentes a S estão ligados a resistores de 1K com a outra ponta em terra e a chaves com a outra ponta em +5. Os pinos correspondentes a A, B e F estão ligados ao catodo(negativo) de LEDs, a outra ponta dos LEDs vai para resistores de 220 ohms com a outra ponta em +5. Por último, o pino Cn+4 é ligado ao anodo (positivo) de um LED cuja outra ponta está ligada em terra.

charles eletro disse...

saudações gostaria s possível se você puder disponibilizar o esquema do circuito em questão fico grato.

Daniel Quadros disse...

Henrique, Charles, acrescentei o esquema da montagem.