domingo, agosto 11, 2013

Resenha: The Mighty Thor - Marvel Masterworks Vol 2

Já que a Panini parece ter parado com a Biblioteca Histórica Marvel, o jeito é continuar com a versão americana em paperback (brochura). O livro da vez é o segundo volume do Thor, com as histórias publicadas na revista Journey Into Mystery de fevereiro a novembro de 1964.



As primeiras história de Thor (que eu comentei rapidamente aqui) traziam alguns inimigos muito estranhos. Stan Lee começou a encontrar o caminho com as histórias curtas "Tales of Asgard", introduzidas no final do volume anterior. Aos poucos os personagens de Asgard vão se inserindo nas histórias principais. Alguns temas de fundo permanecem: a dualidade entre o deus Thor e o cirurgião manco Don Blake e a sua paixão (proibida por Odin) pela enfermeira Jane Foster. Também tem destaque o fato de Thor não poder ser separado de seu martelo por mais de 60 segundos, após o que retorna à forma de Don Blake.

Com a maior presença de Asgard, histórias e vilões passam a ter um aspecto mais épico. "Tales of Asgard" tem sempre um tom pomposo, fechando com alguma lição de moral.

O livro abre com o retorno de um vilão, Zarrko "o homem do futuro". A história se estende por dois números da revista. Thor está com sua força reduzida como castigo de Odin (instigado por Loki, é claro). Em outro recurso clássico da Marvel, os demais Vingadores fazem uma aparição rápida no início da história.

A história seguinte traz dois vilões diretamente de Asgard, a Enchantress e o Executioner. Vilões enviados por Loki, é claro. Em seguida quem vem à Terra é o próprio Odin, que é surpreendido pelo gigante da tempestade Skagg e o demônio do fogo Surtur (novamente ação de Loki).

Em outra história que se estende por dois números da revista, Thor volta a enfrentar Cobra e Mister Hyde, agora unidos pelo acaso.

Um novo inimigo surge na história seguinte, o Gray Gargoyle. Embora seja mais um vilão esdrúxulo, a história flui muito bem.

Loki em pessoa enfrenta Thor na próxima aventura, capturando Jane e escondendo o cajado de Don Blake (e assim impedindo-o de se transformar em Thor). Com a ajuda de um outro herói Marvel, Thor consegue retomar o cajado, salvar Jane e derrotar Loki.

Em seguida temos mais um crossover, com Thor enfrentando Magneto. Fechando o livro, a primeira parte de um novo encontro de Thor com Cobra e Mister Hyde, desta vez com seus poderes aumentados por Loki. O volume termina, portanto, em um cliffhanger.

Nenhum comentário: