terça-feira, agosto 13, 2013

Leitor RFID YET-125K: Construindo uma Fechadura Eletrônica - Parte 3

Neste post vou descrever a operação da minha fechadura eletrônica. A ideia básica é simples: a trava será movimentada quando for lido um tag RFID.


Durante toda a operação, o LED 8 pisca para indicar que o software está rodando corretamente. O LED 7 indica que um tag foi lido e o LED 6 indica a situação da tranca (aceso = fechada)


Na operação normal, quando um tag é lido ele é procurado na lista de tags aceitos. Se ele for encontrado, a tranca muda de posição. A lista de tags aceitos é mantida na memória não volátil (EEProm) do ATmega. Para acrescentar um tag na lista, é necessário primeiro manter o botão S1 apertado por 5 segundos. Após isto, os tags lidos serão incluídos na lista. Para sair do modo de cadastramento o botão S1 deve novamente ser apertado por 5 segundos. Enquanto este modo estiver ativo o LED 2 é mantido aceso.

A lista de tags pode também ser apagada. Para isto a tecla S4 deve ser mantida apertada por 10 segundos, após o que o LED 3 irá piscar. A tecla S4 deve ser mantida apertada por mais 10 segundos para a lista ser apagada.

O vídeo abaixo mostra este funcionamento.


Na última parte desta série veremos o software que implementa este funcionamento.

Nenhum comentário: