terça-feira, agosto 06, 2013

Leitor RFID YET-125K: Construindo uma Fechadura Eletrônica - Parte 1

Neste projeto vou construir uma "fechadura eletrônica" onde a chave é um tag RFID. O objetivo é exercitar algumas coisas que já vimos por aqui, obviamente o resultado final não é um cofre super seguro. Nesta primeira parte vou dar uma visão geral, em posts futuros vou apresentar os detalhes.



A minha fechadura vai controlar a abertura de um pequeno baú. Em uma loja de materiais para artesanato encontrei um simpático bauzinho feito em MDF. É claro que MDF está longe de ser um material super resistente e as dobradiças são particularmente frágeis.

Como trava mecânica resolvi usar um pequeno servomotor. A minha primeira tentativa não deu muito certo, mas aí me sugeriram uma montagem simples com um pequeno rasgo na parte da frente. Na hora de dar o acabamento não deve ser difícil esconder este rasgo.

O circuito em si é uma evolução direta do meu teste do leitor YET-125K ligado à placa JY-MEGA32, que vimos no começo do ano. A ligação do servomotor é bem simples, basta uma saída digital.

O software é um pouco mais sofisticado que o teste anterior. Os botão da placa são usados para permitir cadastrar os tags que funcionarão como chave. O controle do servomotor requer apenas gerar pulsos com a largura correta.

A alimentação do circuito foi outro ponto que me deu trabalho. Minha ideia inicial era usar uma bateria alcalina de 9V ligada a um regulador 78L05, mas esta combinação não conseguiu suportar a corrente de partida do servomotor. Acabei usando uma solução super-dimensionada: uma bateria selada de 12V ligada a um regulador 7805.

Nenhum comentário: