domingo, julho 11, 2010

Jogo do Mês: Freedom Force vs the 3rd Reich

Mais uma coisa para atrapalhar os novos posts no blog: o jogo Freedom Force vs the 3rd Reich (que eu vou chamar aqui de FFVT3R). Eu me interessei pelo jogo quando foi anunciado no GOG e comprei assim que ficou disponível. O estilo comic book, os gráficos bons e as avaliações positivas foram os motivos desta compra impulsiva.


Este jogo é a continuação de um outro (Freedom Force). A trama tem uma certa continuidade que provavelmente deve ser apreciada por quem jogou o jogo anterior, mas é plenamente satisfatória para quem, como eu, nunca tinha ouvido falar em nenhum dos dois,.

FFVT3R é, nas palavras da Wikipedia, um "real-time tactical role-playing game". Em termos práticos:
  • Você comanda times de heróis em missões. Cada missão envolve vários objetivos, alguns primários e outros secundários, e a luta contra adversários. Esta é a parte "tática em tempo real". Durante as missões você acumula pontos.
  • Entre as missões você pode usar os pontos para recrutar novos heróis e treinar os seus heróis (melhorando as habilidades e poderes que ele tem ou acrescentando outros), assim como avançar no enredo que une as missões. É o lado "role-playing".
Existe uma boa quantidade de heróis, cada um com uma dezena de poderes. Existe também uma variedade razoável de inimigos e obstáculos. O resultado é que você deve (pelo menos em teoria) se preocupar em montar os times com os heróis mais adequados e usar os poderes certos em cada instante. Com quatro heróis no time e vários inimigos atacando simultaneamente, coordenar tudo é um grande problema. Como a "inteligência artificial" dos heróis é baixa, você vai precisar "microgerenciar" os ataques, usando e abusando da pausa.

Nunca me destaquei muito na minha habilidade em jogos de ação. Felizmente o nível mais baixo de dificuldade se mostrou adequado para mim. Para quem tem habilidade normal ou melhor existem níveis maiores de dificuldade.

O tom do jogo é (propositalmente?) exagerado. As falas dos heróis são bem grandiloquentes e os vilões uns fanfarrões.

O jogo tem um modo multiplayer, mas não investiguei isto ainda.

Estou jogando em um notebook com Windows Vista (usando um mouse externo) e o desempenho está ótimo. O único senão é que duas vezes ocorreu do jogo encerrar de forma abrupta.

Um guia bastante completo, incluindo um walkthrough, pode ser visto aqui.

Veredito: recomendado. Mesmo que você não tenha experiência com o gênero, acho que vale a pena experimentar, já que o preço é da ordem de grandeza de uma revista (US$5.99).

Nenhum comentário: