terça-feira, julho 27, 2010

Um Relógio Muito Louco - Eletrônica

O hardware para este projeto não é complexo: basta um microcontrolador com 3 saídas digitais (uma para controlar o servomotor e duas para controlar os LEDs) e 2 entradas digitais (para os botões de ajuste do relógio). Como já vimos antes, o clock do microcontrolador precisa permitir um controle adequado do servomotor.

Para o desenvolvimento vou utilizar a minha placa protótipo PIC com o PIC 16F688 (que não por coincidência é o mesmo circuito que eu usei no teste do servomotor).


Os botões estão ligados diretamente aos pinos do PIC, usarei os resistores internos (weak pullups). No caso dos LEDs basta um resistor em série, o PIC é capaz de fornecer a corrente necessária.

Na montagem definitiva vou utilizar o PIC16F676, que tem a mesma pinagem que o 16F688 exceto por não ter a porta serial (ele também tem menos memória, mas não deverá ser problema). Uma segunda diferença será a alimentação: a placa protótipo usa uma bateria de 9V e um regulador para 5V, na montagem definitiva usarei três pilhas de 1,5V:

Na próxima parte vamos ver alguns testes iniciais do circuito.

Nenhum comentário: