sábado, julho 17, 2010

Problema da Antena do iPhone 4: Encerrado?

A esta altura a coletiva de impresa de ontem já foi bastante divulgada, coloco aqui a minha opinião somente para fechar o meu post anterior.

Do ponto de vista de ações concretas, a Apple está oferecendo uma capa gratuita para os compradores do iPhone 4 e garantindo a devoluçãointegral do dinheiro para quem não se sentir satisfeito. Steve Jobs admitiu a ocorrência da atenuação do sinal quando o iPhone 4 é segurado de determinadas formas, particularmente quando se conecta a separação das duas partes da faixa de metal.

A Apple se esforçou por passar uma imagem de humildade, mas o sucesso parece ter sido parcial. Afinal é difícil não mencionar as 3 milhões de unidades vendidas, os investimentos imensos em pesquisa e desenvolvimento, o baixo número de reclamações diretas à Apple, a taxa de devoluções de equipamentos inferior ao iPhone 3 GS* e o número baixo de chamadas cortadas registradas pela AT&T. E, se o iPhone não é perfeito, os outros são menos perfeitos (com direito a vídeo mostrando a perda de sinal dos aparelhos dos concorrentes quando apertados na mão). A parte de Q&A (perguntas e resposta) foi bastante insatisfatória, com Jobs e companheiros evitando respostas diretas.

Para a Apple o problema da antena do iPhone 4 termina por aqui. Nada de mudança de hardware ou recall. Fica em aberto se modelos futuros utilizarão o mesmo projeto de antena (meu palpite é que não).

É um consenso que a capa é solução para o problema de atenuação. Vamos continuar ouvindo as reclamações de quem enxerga isto como um remendo ao invés de uma solução e dos que rejeitam as capas por motivos estéticos. Acredito serem um minoria.

Sobram os advogados. O sucesso de ações legais contra a Apple me parece depender de provar a seriedade do problema, a inadequação da solução e o conhecimento prévio. Provavelmente é este último ponto que fez Jobs dar respostas meio desencontradas sobre a Apple estar ou não a par das consequência da antena externa.

* Me pareceu curioso o dado de que 6% dos primeiros compradores do iPhone 3GS devolveram os seus aparelhos. Se eu fosse chutar um número, provavelmente diria uma ordem de grandeza menor.

Um comentário:

Wanderley Caloni disse...

Não compro nem comprarei um iPhone, mas tenho problemas de caráter estético para escolher minhas tralhas tecnológicas =)

[]s