quarta-feira, dezembro 16, 2009

O Que Eu Estava Fazendo Quando Completei 30 Anos

Aviso: este é mais um dos meus posts de divagações e lembranças.

Na segunda feira o meu amigo Caloni marcou os seus 30 anos com um post curioso. Tanto no texto dele como em alguns comentários se percebe uma certa importância dada ao trigésimo aniversário. Achei isto curioso, pois não me lembro de nenhuma comemoração especial quando passei por isto. Como comentei no início do ano, o tempo tem passado rápido para mim. Foi daí que tentei lembrar o que acontecia nesta época (1989).

Eu já estava casado há quase cinco anos e com uma filha com quase quatro. Ou seja, a vida familiar já estava bem encaminhada. O trabalho era perto de casa, dava para ir comer e descansar um pouco todo dia na hora do almoço.

No lado profissional, estava no meu segundo emprego, a Humana Informática. Não sabíamos então, mas 1989 seria um ponto alto da empresa. As vendas vinham dobrando ano após ano. A equipe tinha crescido a ponto de estarmos divididos em duas casas na Rua Alvarenga, uma delas para o pessoal de desenvolvimento. Se a memória não falha, estávamos trabalhando na versão 2 do software Zapt, um programa de comunicação de dados capaz de operar em background no DOS e com uma linguagem script embutida. Naquele tempo os micros (XTs) ainda ficavam em um "laboratório" ao invés de sobre as mesas.

No final do ano minha primeira volta aos EUA, para ir a uma Comdex imensa em Las Vegas (onde o que impressionou foram as demonstrações da versão 3 do Windows). Neste viagem ainda fizemos uma demonstração do Zapt na Peter Norton Computing. Foi em Santa Monica que eu assisti pela TV a queda do Muro de Berlim.

Não tenho certeza, mas acho que nesta época eu tinha em casa um poderoso 286 galopando a 12MHz. Acho também que já tinha uma placa VGA, com um monitor monocromático (monitores coloridos eram artigos de luxo). A foto abaixo é mais recente, de 1992 (os buttons na parede são lembrança da Comdex, o micro em destaque é um Apple ][, do PC aparecem somente o monitorzinho VGA mono e o teclado - mouse? para que?).


Algumas nuvens escuras estavam no céu, e a tempestade viria no começo do ano seguinte. A inflação mensal estava indo para dois dígitos, na esteira do fracasso do plano Cruzado e seus derivados. No final de 89 o salário era pago e reajustado semanalmente.

Finalmente eu iria votar para presidente, mas as opções não eram muito tranquilizadoras. Candidaturas de políticos mais tradicionais (como Ulisses Guimarães) não decolavam. O favorito no início do ano era Luís Inácio da Silva, que era bem diferente do Lula atual. Com uma barba ao estilo de Fidel, um discurso bem à esquerda e a recusa em assinar a constituição que tinha ajudado a escrever (devido à ausência de um assembleia constituinte exclusiva), era uma figura assustadora para muitos. O resultado foi a eleição do Collor (apesar de avisos e sinais claros) que com o seu "brilhante" plano econômico iria arrasar a Humana e muitas outras empresas.

Só para completar, devo confessar que 1989 foi o ano em que pela primeira vez me senti mais velho. Foi quando Emerson Fittipaldi começou a ter destaque pelas vitórias na CART, o que motivou uma estagiária a perguntar: "Mas este cara é bom piloto mesmo?". Vai ser mais ou menos o mesmo quando alguém perguntar para o Caloni, ao ver o Bruno Senna correr no ano que vem, se o Airton Senna era tudo isto mesmo...

22/12/09: Correção de erro crasso de concordância.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esse seu post. So nao tenho certeza da placa VGA. Acho que essa vc tinha comprado para o Wing Commander...

Abraco
Manel

Daniel Quadros disse...

Bons tempos...

O que eu lembro de ter comprado para o Wing Commander foi a SoundBlaster (e um joystick grandão). Inclusive porque você me convenceu a comprar um modelo mais caro, para ter a interface MIDI.

Bruno Henrique Ferronato disse...

Show o post, me fez pensar no passado, no tempo que comecei a ter contato com os computadores, no tempo do windows 95. Tambem me fez pensar nos meus 30, que ainda n chegaram, e como vao estar as coisas naquele tempo.