sábado, maio 16, 2009

Watchmen (Graphic Novel) - Crítica

Há muito tempo que escuto falar deste marco das história em quadrinhos - Watchmen. Com o lançamento do filme decidi que era hora de finalmente lê-lo (acabei demorando demais e o filme já está saindo de cartaz). Apesar de terem sido lançadas edições em português, preferi comprar uma edição americana para ter o texto original.


Segundo as informações na Livraria Cultura, esta edição de 2008 contém páginas restauradas com ajuda do colorista original. Embora seja uma brochura ("capa mole" e encadernação por cola) o material das páginas é bom (mas não excelente).

A Arte

Os desenhos são bastante bons, mas não de "babar" (como o incrível "Marvels"). Um ponto alto é a composição das páginas, baseada em um grid de nove painéis.

Na minha opinião a arte transmite bem a história, sem roubar as atenções.

A História

Não vou entrar em detalhes para não tirar as surpresas de quem ainda não leu, quem quiser tem tudo descrito na Wikipedia. A narrativa se passa em uma história alternativa, na qual a presença dos super-heróis mudou de forma significativa a história dos EUA (que ganham a Guerra do Vietnã) e afetou o equilíbrio de forças entre EUA e URSS. É bom lembrar que as revistas foram publicadas originalmente em 1986 e 1987 época em que ainda existia uma forte preocupação com a Guerra Fria e um risco muito maior de uma guerra nuclear. Parte desta temática pode parecer "aguada" para os leitores atuais.

O termo super-heróis me parece um pouco inadequado, já que apenas um deles possui "super-poderes"; os demais contam apenas com preparo físico e inteligência. Na época da história, os "super-heróis" estão proibidos, exceto os que trabalham diretamente sob a supervisão do governo. Os demais ou se aposentaram ou atuam na clandestinidade.

A marca registrada da obra é a forma complexa como os heróis são apresentados. Além de traumas e limitações, existe bastante violência explícita.

A trama em si começa quando um dos heróis (que trabalha sobre a supervisão do governo) é assassinado. Rorschach (um dos heróis que atuam clandestinamente) desconfia de um complô para matar os heróis e começa a investigar e a contactar os seus antigos companheiros. A partir daí ocorrem uma sucessão de ataques a heróis, culminando com a descoberta de um plano que coloca em risco o mundo todo.

A conclusão da história é bastante surpreendente (embora eu ache um pouco ingênua).

Outros Aspectos

Existem várias sub-histórias correndo em paralelo com a história principal. Algumas são apenas pequenos lampejos das vidas de pessoas comuns. Existe, entretanto, um história dentro da história: um dos personagens está lendo uma aventura de pirata+horror (Tales of the Black Freighter). Pessoalmente não gosto deste tipo de aventura e achei que não acrescenta nada à trama.

No final de cada revista existe um "material de apoio", simulando um jornal, revista ou outro documento do mundo real. Alguns deles tem informações relevantes para a trama mas outros são apenas complementos para aumentar a atmosfera de realidade.

Veredito

No geral eu gostei mas não achei maravilhoso. É claro que é difícil considerar como deve ter sido na época do lançamento, já que influenciou muita coisa que veio depois mas eu li antes.

Eu aconselharia outra pessoa a ler? Depende. Não é uma leitura para qualquer um. É preciso gostar de quadrinhos, estar preparado para um pouco de violência e ter a mente aberta para algo diferente das histórias convencionais.

Nenhum comentário: