terça-feira, maio 05, 2009

Observações Rápidas de Viagem

A "pobreza" de posts da semana passada foi por ter ido participar de uma conferência "no exterior".


Seguem algumas observações rápidas sobre a viagem e a conferência.

A Informática nas Companhias Aéreas

As companhias aéreas sempre foram ávidas consumidoras de informática. Entretanto, a minha experiência pessoal não foi muito boa: tanto o site de reservas (para ver os vôos da minha reserva) como o quiosque de auto-atendimento (para imprimir o cartão de embarque) negaram fogo. Aliás, cartão de embarque tem mesmo um ar de antiguidade, com sua semelhança aos cartões perfurados.

Dicas de Viagem

Isto certamente está longe da temática do blog e a minha experiência é baixa, mas não custa lembrar o óbvio:
  • Existe uma variação muito grande no preço das passagens conforme o dia da semana e o horário. Dá para economizar um bom dinheiro se você conseguir adaptar a sua programação de viagem às passagens mais baratas.
  • Chegue cedo no aeroporto. No mínimo é uma preocupação a menos durante a viagem.
  • Vá preparado para longas esperas (corolário do ponto anterior). No meu caso, isto significa levar pelo menos um pocket book.
  • Simplifique as suas bagagens, principalmente nas viagens curtas. De preferência uma maleta pequena (ou mochila) para ir junto com você no avião e uma mala média para despachar. Tente achar o tamanho certo de mala, onde caiba o que você vai levar mais o que vai trazer sem ter que sentar na tampa mas não seja grande a ponto de atrapalhar a movimentação.
A Conferência

Para quem tentou ler as letras miúdas na foto acima, a conferência foi um encontro de "parceiros" da Motorola EMS (Enterprise Mobility Solutions) nas Américas (América do Norte e América latina). Esta é a divisão que encampou a Symbol Technologies, empresa líder na área de coletores de dados e leitores de código de barras e com participação marcante na área de WLAN.

A minha empresa participou como uma ISV (Independent Software Vendor). A conferência teve algo da ordem de 500 participantes, entre distribuidores, revendas e ISVs, dos quais duas dúzias de brasileiros (sem contar os funcionário da Motorola EMS no Brasil).

Nas manhãs teve apresentações da própria Motorola e de palestrantes externos, em um grande salão. Nas tardes os participaentes se dividiram em várias sessões menores.

No último dia de manhã teve uma sessão especial só para o pessoal da América Latina.


A Crise Financeira

A crise continua sendo um assunto em alta. Os palestrantes externos foram um economista e um futurólogo, ambos dandos previsões e sugestões sobre a crise. Várias das sessões menores estavam relacionadas à crise. Apesar disto, o clima era de grande otimismo.

A Palestra Motivacional

Esta foi a quarta vez que fui num encontro que tinha uma palestra motivacional e continuo me impressionando com este tipo de esquema. São pessoas que fizeram algo de excepcional, escreveram um livro sobre a experiência e montaram uma palestra muito bem "azeitada" sobre o assunto. Aqui no Brasil este tipo de pessoa cai no esquecimento (muitas vezes na miséria).

A palestra foi de Chris Gardner, cuja história muitos devem ter visto num filme.

Espetacular.

Tecnologia

Este tipo de evento (congresso de parceiros) não é muito voltado para tecnologia. Entretanto, não faltaram algumas apresentações mais técnicas sobre produtos e uma pequena "feirinha" na primeira noite.

Para quem já conhece este mercado, nada de novo. Os coletores continuam sendo PDAs ou Smartphones robustos (e bem mais caros que os PDAs e Smartphones para consumidores comuns) rodando Windows CE / Windows Mobile. GPRS, GPS, WiFi e Bluetooth estão presentes nos lançamentos mais modernos.

Os equipamentos de infraestrutura WiFi da Motorola EMS utilizam (na maioria) a arquitetura de wireless switch, com access ports extremamente simples controlados via rede por um switch sofisticado. São sistemas voltados para redes corporativas, com recursos bem mais sofisticados que os roteadores e pontos de acesso normalmente usados em casa e nas pequenas empresas. A Motorola adquiriu recentemente uma empresa especializada na detecção de tentativas de intrusão em redes sem-fio e está integrando esta tecnologia nos seus equipamentos.

RFID continua sendo uma aplicação para o futuro. Me pareceu que finalmente o mercado acalmou um pouco das promessas mirabolantes feitas no passado.

2 comentários:

Ricardo Oneda disse...

E não estavam falando nada sobre a gripe suína? :)

Daniel Quadros disse...

Ricardo,

É verdade, esqueci de falar nisto... A televisão estava martelando direto o assunto e muita gente estava preocupada. Teve até um conhecido que adiou a volta porque a esposa estava com gripe (comum) e ele temia problemas no aeroporto ou no avião.

Na viagem de volta recebi um panfleto em Porto Rico e outro em Guarulho e vi algumas poucas pessoas de máscara. No geral as coisas estavam bastante calmas.