sexta-feira, março 08, 2024

Clones Chineses do Arduino Uno R4

Um ano atrás, a Arduino anunciou a linha Uno R4, com os modelos Minima e WiFi. E agora já temos clones chineses destas placas, eu comprei duas delas na AliExpress e comento sobre elas neste post.

A aparência das placas é boa e (até onde eu verifiquei) todas as funcionalidades das placas originais estão aí. Algumas coisas estão ausentes no produto:
  • A base plástica
  • A caixa de papelão (vem em um saquinho anti-eletrostático)
  • A identificação dos pinos na lateral dos conectores
  • Documentação
O acréscimo é bem visível: conectores (coloridos) adicionais. Estes conectores possuem os sinais digitais e analógicos e alimentação (5V e GND). No caso da Mínima tem um terceiro conjunto com alguns outros sinais. Estes conectores podem ser práticos para conectar sensores, servo motores e outros dispositivos.

Para abrir espaço para estes conectores alguns componentes foram deslocados. Trata-se, portanto, de um projeto próprio de PCI (mas, até onde testei, com as mesmas conexões dos modelos originais).

Fiz alguns testes rápidos com alguns programas e com um shield de display e teclado, tudo funcionou corretamente.

A principal vantagem é o preço. As duas placas, mais o preço e os impostos (comprando na AliExpress, que aderiu ao Remessa Conforme) saíram o mesmo preço da Minima original no revendedor oficial no Brasil (a MakerHero). Lembrar que o revendedor oficial não apenas fornece garantia e suporte, mas também investe na criação de artigos e projetos (eu fui colaborador da MakerHero nos últimos anos).

O ponto delicado quanto aos clones é a procedência e qualidade dos componentes. Embora cada vez mais se veja empresas chinesas responsáveis, não é incomum se receber placas com componentes falsificados ou trabalhando fora das especificações.

Um ponto negativo da loja onde comprei (TENSTAR Robot) foi a embalagem: um envelope plástico sem acolchoamento. Proteção praticamente zero, tive muita sorte de ter apenas um pino torto.

Veredito: uma opção barata para quem quer conhecer esta nova linha de placas.

Nenhum comentário: