domingo, março 31, 2024

Crítica: 8051 Microcontrollers, 2a edição

Embora já tenha até programado profissionalmente microcontroladores com arquitetura baseada no 8051, a verdade é que nunca estudei a fundo esta arquitetura (registradores, instruções, etc). Procurando um livro a respeito, encontrei este "8051 Microcontrollers", de autoria de Subrata Ghoshal.


Provavelmente não sou parte do "público alvo" deste livro, pois ele é claramente voltado às salas de aula e não em profissionais experientes.

O assunto é dividido em doses pequenas. Cada capítulo segue uma estrutura rígida de objetivos, introdução, explicação (com muitos exemplos), resumo, pontos a serem lembrados e questões de revisão . Se você estiver impaciente, poderá ficar entediado com isso (eu pulei algumas páginas durante a leitura).

Em alguns lugares, achei as divisões dos capítulos muito radicais. Por exemplo, por que não explicar multiplicação e divisão com as outras instruções aritméticas? O resultado é encontrar vários "isto será explicado adiante".

Algo curioso são as comparações do 8051 com o 8085. O 8085 foi o primeiro microprocessador que programei profissionalmente, mas isso foi em 1981! Em um dos últimos capítulos (provavelmente acrescentado na 2a edição) é feita uma comparação com outros microcontroladores.

Mas o livro cobre bem as funcionalidades do 8051 a tem uma boa quantidade de exemplos.

Um pequeno incômodo é que o texto se beneficiaria de uma revisão por um falante nativo de inglês. Sim, eu sei que isso pode parecer estranho vindo de uma pessoa cujo idioma principal não é o inglês, mas é muito "would" onde deveria ser "will" e tem um ou dois erros grosseiros.

Veredito: Recomendado. Este é um ótimo livro, mas nem todo mundo vai gostar do seu estilo.


Nenhum comentário: