domingo, março 24, 2024

Livro do Mês: Small Gods

Mais um livro da série Discworld (onde o mundo é plano mas não é chato). O alvo desta vez do humor  de Terry Pratchett são religião e filosofia.


A história gira em torno de Om e Brutha. O primeiro é um deus e o segundo se tornará o seu profeta. Brutha vive em Omnia, uma teocracia que (supostamente) acredita em um único deus (Om) e que a Terra é redonda e gira em torno do Sol (o que sabemos não ser verdade - no Discworld).

No começo do livro, Om "desperta" dentro de uma tartaruga e descobre ter-se tornado um "pequeno deus", como os milhões de pequenos deuses que habitam Discworld. O poder dos deuses vem da crença deles e em Omnia a crença em Om se transformou na crença na igreja, Brutha é a última pessoa a ainda crer em Om. A igreja de Om é controlada por Vorbis, um sádico que busca dominar os paises vizinhos e ser reconhecido como o oitavo profeta de Om.

A história se move então para Ephebe, um país vizinho repleto de filósofos.

Não vou estragar aqui o desenrolar da história, mas ela gira em torno da crença no bem de Brutha, da maldade intrínseca de Vorbis e da visão cínica de Om. Digo apenas que o final é bastante marcante.Como de costume, temos vários personagens secundários pitorescos.

Veredito: Recomendado. Small Gods é considerado por muito um dos melhores livros de Prachett e, IMHO, merecidamente.

Nenhum comentário: