domingo, fevereiro 25, 2024

Livro do Mês: Doom Guy: Life in First Person

Faz algum tempo que não uso a chamada "Livro do Mês". Este termo vem do tempo em que eu devorava a User's Column na revista Byte. "Doom Guy: Life in First Person" merece isso por ter ocupado a minha atenção nestas primeiras duas semanas de fevereiro.


Dez anos atrás eu li "Masters of Doom" (crítica aqui), confesso que não lembro os detalhes. Este livro é a auto-biografia de John Romero (para o caso de alguém não saber, um dos autores de Wolfeinstein 3D, Doom e Quake). Curiosamente, o livro até cita um par de trechos do "Masters of Doom" para se referir a fatos não presenciados pro Romero.

John Romero é bastante sincero e trata diretamente de assuntos desagradáveis (as primeiras páginas são até um pouco brutais ao falar na sua infância). Por outro lado, percebe-se o seu grande ego e as mensagens de "aceitar a vida" e "não guardar rancores" às vezes parecem forçadas (espero que não).

Dois terços do livro são a subida ao sucesso com a Id Sofware. O terço final é o fracasso com a Ion Storm e o que ele fez depois disso (spoiler: nada de imenso destaque). A historia é interessante o bastante para manter a vontade de ler o que vai acontecer depois.

Na parte técnica, Doom Guy é ligeiramente mais detalhado que Masters of Doom, mas percebesse o esforço em ser um livro acessível a não técnicos e não "gamers".

Romero dedica muito texto a falar sobre o "design" de jogos (no sentido de definir como é o jogo, não como ele é implementado). Alguns trechos são úteis para quem quiser trabalhar com isso, muita coisa é curiosidade para quem é fã dos jogos que ele fez e uma parte é cansativa. Por exemplo, ele gasta um par de páginas para descrever em detalhes o demo (nunca liberado) de um jogo que morreu no Kickstarter (na opinião dele, pela falta deste demo que só foi feito depois).

Uma coisa divertida foi jogar os jogos (inclusive Comander Keen) após a leitura do trecho correspondente (os episódios shareware ainda estão na internet e os jogos completos estão disponíveis no Steam e no gog.com).

Veredito:  Interessante para os fãs dos jogos. 


Nenhum comentário: