A competição envolve não somente provas práticas mas também apresentações do projeto. Participaram deste evento mais de 100 equipes, entre as quais três representantes do Brasil, classificadas na competição nacional. E os resultados das equipes brasileiras foram espetaculares.
A tradicional foto das equipes brasileiras. |
As equipes da Universidade Federal de Pernambuco (Mangue Baja), Escola Politécnica da USP e da FEI já tinham competido em Kansas, em 2011. Aquela ocasião foi marcada por muita lama, em parte pela região ter sido assolada por vendavais e tornados. Este ano o sol preponderou, o que resultou em muita poeira. Para quem estava acostumado com carros cheios de barro, o visual da corrida de resistência surpreendeu.
O Poli Audax no Enduro |
Mas vamos por partes. Antes do início da competição as equipes tinha que enviar relatórios de projeto e custo. Os primeiros dois dias foram dedicados às provas estáticas (com o carro parado), o que inclui a apresentação das informações dos relatórios. A FEI ficou em primeiro no projeto e em terceiro no custo. A Poli ficou em primeiro na Sales Presentation, onde a equipe precisa "vender" o carro (a FEI ficou empatada em terceiro com outra equipe nesta prova).
Sábado começaram as provas dinâmicas de Aceleração, Tração (puxar um reboque), "Manobrabilidade" (andar em uma pista sinuosa) e Suspensão (andar em uma pista com vários obstáculos e que terminava com uma pilha de pedras que precisava ser transposta). Na Aceleração a Poli foi a melhor colocada entre as brasileiras, com a 10a posição. Em Tração e "Manobrabilidade", nenhuma das equipes brasileiras ficou entre as 10 melhores. Já na prova de Suspensão a FEI ficou em 5o e a Poli em 6o.
No domingo tivemos a prova final, o Enduro. Foram quatro horas debaixo de sol e poeira em uma pista cheia de obstáculos. Quebras fazem parte da rotina desta prova, com as equipes fazendo os reparos e retornando após algumas voltas. Os três carros brasileiros tiveram bom desempenho, todos chegando a ocupar as primeiras posições. Poli e Mangue Baja precisaram reparos mais demorados ao longo da prova; o carro da FEI mostrou-se não somente veloz mas também muito resistente. A FEI terminou o enduro na quarta posição (completando 52 voltas contra as 56 do vencedor). A Poli terminou em nono (48 volta) e o Mangue Baja em décimo-quarto (46 voltas).
As provas de sábado e domingo foram transmitidas pela internet. No domingo a transmissão foi bem caprichada, com cinco câmeras e direito a replays e classificação no canto da tela.
Somados todos os pontos, determinou-se a equipe vencedora: a FEI! Com a Poli em sétimo e a Mangue Baja em nono, as três equipes brasileiras ficaram no "top ten". Um resultado certamente memorável.
Os resultados das provas podem ser vistos (não sei até quando) aqui. O resultado final pode ser baixado daqui (pdf).
Parabéns para as três equipes!
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